As 9 melhores praias fluviais da Serra da Estrela

Na Serra mais alta de Portugal Continental existem rios de água pura e límpida. Estas são as melhores praias fluviais da Serra da Estrela.

um dos segredos mais bem escondidos da Serra da Estrela: há uma imensidão de praias fluviais, algumas quase secretas, em pequenas aldeias, que durante o Verão se transformam em autênticos locais de romaria para os habitantes e para os turistas que visitam a serra. As praias fluviais da Serra da Estrela estendem-se por toda a região e existem em vários dos concelhos da área: Seia, Gouveia, Manteigas, Covilhã… São praias de águas puras e límpidas, muitas delas com Bandeira Azul e com todas as condições necessárias para desfrutar de um bom mergulhos. Estas são as melhores praias fluviais da Serra da Estrela.

Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga está situada no Vale glaciar de Loriga, cujos vestígios ainda hoje são visíveis.

Loriga
Loriga – Rui Videira

Com águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na serra, esta praia está rodeada por um ambiente preservado, numa área de relevo acidentado e grande beleza natural. Num lugar de muita tranquilidade e sossego, esta praia possui boas infraestruturas de apoio, oferecendo ainda a possibilidade de praticar diversas actividades de aventura e passeios pedestres.

Nesta praia fluvial não há areia, jardins relvados, espreguiçadeiras ou chapéus de sol. Só terra batida, rochas e salgueiros. A falta de comodidades é compensada pelo ambiente selvagem, ideal para quem procura um refúgio na montanha. E são muitos: no verão a temperatura da água chega aos 22 graus, e as margens da lagoa enchem-se de toalhas e cadeiras de praia.

Vale do Rossim

Este local é um dos ex-libris paisagísticos e naturais da serra da Estrela a par do planalto da Torre, do vale glaciar do Zêzere, das Penhas Douradas e das Penhas da Saúde. Recomenda-se a realização de um passeio a pé para melhor conhecer este espaço. A praia fluvial de Vale do Rossim foi uma das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, sendo a que fica a maior altitude no país.

 

3. Praia Fluvial de Valhelhas

A qualidade das águas e as suas infraestruturas mereceram-lhe estes anos a classificação de “Bandeira Azul”. A praia fluvial de Valhelhas, que nos últimos anos já usufruía do título de “praia acessível”, ideal para as pessoas com problemas motores, vê reconhecida a limpidez e a tranquilidade das águas do rio Zêzere, mas também a beleza natural de toda a área envolvente.

Praia Fluvial de Valhelhas
Praia Fluvial de Valhelhas

Escondida num dos muitos recantos da Serra da Estrela. que alberga uma imensa variedade de espécies de fauna e flora, esta praia tem vindo a ser requalificada, todos os anos. O visitante pode usufruir de passadiços nas áreas de circulação, parque de campismo, parque de merendas, bar de apoio, campo de jogos, sanitários, rampa de acesso à água, área relvada, além de inúmeras zonas de sombra.

4. Praia Fluvial do Sabugueiro

Localizada na aldeia mais alta de Portugal Continental, em plena serra da Estrela, a Zona Balnear, Recreio e Lazer do Sabugueiro está situada na ribeira da Fervença, que um pouco mais à frente dá origem ao rio Alva. Com um enquadramento paisagístico de montanha, dominada por afloramentos graníticos, a praia ostenta um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, também acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Praia Fluvial do Sabugueiro
Praia Fluvial do Sabugueiro

Perto do local não existe parque de estacionamento uma vez que se situa muito perto da aldeia. É possível ir de carro se assim o desejar. Esta pequena aldeia é uma das portas de entrada para a Serra da Estrela. É quase um ponto de paragem obrigatório pelos seus deliciosos queijos e licores não podendo deixar de provar as sandes de queijo e presunto. Devido à sua localização é um excelente ponto de partida para explorar um pouco mais a Serra da Estrela. Experimente o Vale do Rossim, a barragem de Lagoacho e a Lagoa Comprida.

5. Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira

Localizada na margem esquerda do rio Alva, nos limites do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), esta zona de lazer situa-se num local com elevada qualidade paisagística, junto à linha de água, cuja beleza e características naturais do local potenciam a utilização do espaço como zona balnear, lazer e recreio.

Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira
Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira

Esta é mais uma praia fluvial do Rio Alva que percorre esta zona da Serra da Estrela e que passa por esta freguesia. O acesso depois de chegar a Vila Nova à Coelheira tem que se ir por uma estrada de paralelos e passar uma ponte Romana para ter acesso ao parque de estacionamento. Aqui é preciso ter atenção pois só passa um carro de cada vez (excepto alguns sítios que dá para se arrumar).

 

6. Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

A praia fluvial de Lapa dos Dinheiros está em plena comunhão com a natureza. Localizada na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, esta zona de banhos enquadra-se numa paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos graníticos. Com um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, a praia ostenta o galardão de praia acessível e tem vigilância.

Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros
Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros

O relevo acidentado do vale faz com que a ribeira forme, nas imediações, uma sucessão de pequenas cascatas. Também o souto da Lapa, para além do conjunto valioso de castanheiros centenários, alberga uma biodiversidade elevada. Partindo da ponte, um caminho pedonal dá acesso ao buraco da Moura e a um miradouro sobre as quedas de água da Caniça. O buraco da Moura constitui um sistema cavernícola natural originado pelo deslizamento e acumulação de grandes blocos graníticos, que formaram um complexo sistema de salas e galerias.

7. Praia Fluvial de Sandomil

Situada nas margens do rio Alva, a zona balnear de Sandomil detém características naturais e edificadas que potenciam a utilização do espaço como área de banhos e lazer. Ao longo da margem esquerda do rio, para além extenso relvado, este local beneficia da existência de ensombramento natural de uma densa área arborizada com plátanos e amieiros e está dotada de um amplo espaço de merendas, equipado com mobiliário urbano.

Praia Fluvial de Sandomil
Praia Fluvial de Sandomil

A jusante da zona de banhos e parque de merendas existe um passadiço suspenso em estrutura metálica e a montante da zona balnear existe uma ponte medieval que permite a circulação rodoviária e pedonal de acesso à aldeia e à zona de banhos e lazer.

8. Poço da Broca

Possuindo uma queda de água de pequenas dimensões, a Cascata do Poço da Broca destaca-se por uma beleza e tranquilidade raras, possuindo também uma agradável praia fluvial. Esta queda de água encontra-se localizada na Ribeira de Alvôco, na pequena Aldeia de Barriosa, em Vide, Serra da Estrela.

Poço da Broca
Poço da Broca

Nas margens desta Cascata pode-se encontrar melros peixeiros, garças, lontras e ainda alguns guarda-rios, nome que tem o restaurante localizado junto ao Poço da Broca. Este é um local de extrema beleza, como pode ver pelas fotos que anexamos. Situa-se no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, e é banhada pelo Rio (ou Ribeira) de Alvôco. É precisamente este rio de pequena dimensão que dá a beleza à Barriosa.

 

9. Praia Fluvial de Unhais da Serra

 

Fonte: VortexMag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *