fbpx

SOS ANIMAL

 

SOS ANIMAL PORTUGAL

A SOS Animal é uma organização de Bem-Estar Animal, sem fins lucrativos, fundada em 2005 e legalmente constituída como Organização Não-Governamental (ONG) em 2007. Hoje, a SOS Animal tem o estatuto de Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA), de âmbito nacional.

Em 2015 a SOS Animal inaugurou o primeiro e único Hospital Veterinário Solidário (HVS) em Portugal, localizado no bairro social da Horta Nova, Lisboa.

No âmbito social, HVS tem como principais atividades recuperar e esterilizar animais abandonados, errantes ou vítimas de maus-tratos, fornecendo-lhes cuidados médico-veterinários e levando-os a famílias adotivas, assim como prestar assistência médico-veterinária a animais tutorados por cidadãos comprovadamente carenciados, apoiando neste momento cerca de 300 famílias com baixos recursos económicos.

O HVS dispõe de uma capacidade (equipa clínica + espaço) para 25 animais internados simultaneamente, em que 50% dessa capacidade é ocupada por animais abandonados, errantes ou vítimas de maus tratos, tutelados pela SOS Animal. A estes, a SOS Animal financia todos os cuidados médico-veterinários necessários para a sua recuperação. Os mesmos ficam disponíveis para adoção, consciente e responsável, após estarem plenamente recuperados, serem desparasitados, vacinados, esterilizados e chipados. Muitos deles são alvo de treino comportamental.

Para além de cidadãos de todo o país, são diversas as entidades públicas e privadas que recorrem à SOS Animal para solucionar problemas com animais errantes, abandonados ou vítimas de maus-tratos. Desde juntas de freguesia, entidades policiais, escolas, pequenas e grandes empresas e até IPSS, contactam-nos para recolhas, resgates, assistência veterinária a animais recolhidos, entre outros. Não dispondo a SOS Animal de um abrigo para animais, mas sim de um pequeno Hospital, não tem uma equipa de resgate nem capacidade física para resposta, sendo obrigada a negar abrigo a muitos animais trazidos por estas entidades, mas nunca negando os primeiros socorros a animais em necessidade.

Entre 2015 e 2018, a SOS Animal resgatou, albergou, prestou cuidados médico-veterinários, desparasitou, vacinou, esterilizou e encaminhou para adoção mais de 2000 animais.

 

  • Ações de sensibilização

Além de todo o trabalho de campo, ao longo de 15 anos a SOS Animal tem promovido inúmeras ações de formação, campanhas educativas sobre ética e bem-estar animal, veganismo, questões de impacto ambiental (como mudanças climáticas, consumo em massa de carne, poluição, reciclagem), entre outros temas, através de redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube), do site www.sosanimal.com, de programas de televisão e eventos.

Em 2013 a SOS Animal produziu o seu próprio programa, “SOS Animal”, para sensibilização da população sobre ética e bem-estar animal, que conta com 2 temporadas e foi transmitido na SIC generalista. Em julho de 2019 estreou na SIC a série documental “À descoberta com”, que promove a conservação e proteção da biodiversidade e do planeta: “Sandra Duarte Cardoso, Presidente da SOS Animal, ativista e médica veterinária, convida um grupo de amigos – Inês Castel-Branco, João Jesus, Rui Unas, Pedro Sousa, José Mata, Rita Loureiro, Diogo Amaral e Sara Matos – para a descoberta de projetos que defendem a natureza, e para verem de perto as ameaças ao planeta”. O objetivo é sensibilizar o grande público para a conservação de espécies animais e do seu habitat e, através do turismo sustentável, contribuir positivamente para o equilíbrio de ecossistemas e para a qualidade de vida das comunidades locais.

Saiba mais em: www.sosanimal.com