As 9 melhores praias fluviais da Serra da Estrela
Na Serra mais alta de Portugal Continental existem rios de água pura e límpida. Estas são as melhores praias fluviais da Serra da Estrela.
um dos segredos mais bem escondidos da Serra da Estrela: há uma imensidão de praias fluviais, algumas quase secretas, em pequenas aldeias, que durante o Verão se transformam em autênticos locais de romaria para os habitantes e para os turistas que visitam a serra. As praias fluviais da Serra da Estrela estendem-se por toda a região e existem em vários dos concelhos da área: Seia, Gouveia, Manteigas, Covilhã… São praias de águas puras e límpidas, muitas delas com Bandeira Azul e com todas as condições necessárias para desfrutar de um bom mergulhos. Estas são as melhores praias fluviais da Serra da Estrela.
Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga está situada no Vale glaciar de Loriga, cujos vestígios ainda hoje são visíveis.
Com águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na serra, esta praia está rodeada por um ambiente preservado, numa área de relevo acidentado e grande beleza natural. Num lugar de muita tranquilidade e sossego, esta praia possui boas infraestruturas de apoio, oferecendo ainda a possibilidade de praticar diversas actividades de aventura e passeios pedestres.
Nesta praia fluvial não há areia, jardins relvados, espreguiçadeiras ou chapéus de sol. Só terra batida, rochas e salgueiros. A falta de comodidades é compensada pelo ambiente selvagem, ideal para quem procura um refúgio na montanha. E são muitos: no verão a temperatura da água chega aos 22 graus, e as margens da lagoa enchem-se de toalhas e cadeiras de praia.
Este local é um dos ex-libris paisagísticos e naturais da serra da Estrela a par do planalto da Torre, do vale glaciar do Zêzere, das Penhas Douradas e das Penhas da Saúde. Recomenda-se a realização de um passeio a pé para melhor conhecer este espaço. A praia fluvial de Vale do Rossim foi uma das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, sendo a que fica a maior altitude no país.
3. Praia Fluvial de Valhelhas
A qualidade das águas e as suas infraestruturas mereceram-lhe estes anos a classificação de “Bandeira Azul”. A praia fluvial de Valhelhas, que nos últimos anos já usufruía do título de “praia acessível”, ideal para as pessoas com problemas motores, vê reconhecida a limpidez e a tranquilidade das águas do rio Zêzere, mas também a beleza natural de toda a área envolvente.
Escondida num dos muitos recantos da Serra da Estrela. que alberga uma imensa variedade de espécies de fauna e flora, esta praia tem vindo a ser requalificada, todos os anos. O visitante pode usufruir de passadiços nas áreas de circulação, parque de campismo, parque de merendas, bar de apoio, campo de jogos, sanitários, rampa de acesso à água, área relvada, além de inúmeras zonas de sombra.
4. Praia Fluvial do Sabugueiro
Localizada na aldeia mais alta de Portugal Continental, em plena serra da Estrela, a Zona Balnear, Recreio e Lazer do Sabugueiro está situada na ribeira da Fervença, que um pouco mais à frente dá origem ao rio Alva. Com um enquadramento paisagístico de montanha, dominada por afloramentos graníticos, a praia ostenta um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, também acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Perto do local não existe parque de estacionamento uma vez que se situa muito perto da aldeia. É possível ir de carro se assim o desejar. Esta pequena aldeia é uma das portas de entrada para a Serra da Estrela. É quase um ponto de paragem obrigatório pelos seus deliciosos queijos e licores não podendo deixar de provar as sandes de queijo e presunto. Devido à sua localização é um excelente ponto de partida para explorar um pouco mais a Serra da Estrela. Experimente o Vale do Rossim, a barragem de Lagoacho e a Lagoa Comprida.
5. Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira
Localizada na margem esquerda do rio Alva, nos limites do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), esta zona de lazer situa-se num local com elevada qualidade paisagística, junto à linha de água, cuja beleza e características naturais do local potenciam a utilização do espaço como zona balnear, lazer e recreio.
Esta é mais uma praia fluvial do Rio Alva que percorre esta zona da Serra da Estrela e que passa por esta freguesia. O acesso depois de chegar a Vila Nova à Coelheira tem que se ir por uma estrada de paralelos e passar uma ponte Romana para ter acesso ao parque de estacionamento. Aqui é preciso ter atenção pois só passa um carro de cada vez (excepto alguns sítios que dá para se arrumar).
6. Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros
A praia fluvial de Lapa dos Dinheiros está em plena comunhão com a natureza. Localizada na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, esta zona de banhos enquadra-se numa paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos graníticos. Com um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, a praia ostenta o galardão de praia acessível e tem vigilância.
O relevo acidentado do vale faz com que a ribeira forme, nas imediações, uma sucessão de pequenas cascatas. Também o souto da Lapa, para além do conjunto valioso de castanheiros centenários, alberga uma biodiversidade elevada. Partindo da ponte, um caminho pedonal dá acesso ao buraco da Moura e a um miradouro sobre as quedas de água da Caniça. O buraco da Moura constitui um sistema cavernícola natural originado pelo deslizamento e acumulação de grandes blocos graníticos, que formaram um complexo sistema de salas e galerias.
7. Praia Fluvial de Sandomil
Situada nas margens do rio Alva, a zona balnear de Sandomil detém características naturais e edificadas que potenciam a utilização do espaço como área de banhos e lazer. Ao longo da margem esquerda do rio, para além extenso relvado, este local beneficia da existência de ensombramento natural de uma densa área arborizada com plátanos e amieiros e está dotada de um amplo espaço de merendas, equipado com mobiliário urbano.
A jusante da zona de banhos e parque de merendas existe um passadiço suspenso em estrutura metálica e a montante da zona balnear existe uma ponte medieval que permite a circulação rodoviária e pedonal de acesso à aldeia e à zona de banhos e lazer.
8. Poço da Broca
Possuindo uma queda de água de pequenas dimensões, a Cascata do Poço da Broca destaca-se por uma beleza e tranquilidade raras, possuindo também uma agradável praia fluvial. Esta queda de água encontra-se localizada na Ribeira de Alvôco, na pequena Aldeia de Barriosa, em Vide, Serra da Estrela.
Nas margens desta Cascata pode-se encontrar melros peixeiros, garças, lontras e ainda alguns guarda-rios, nome que tem o restaurante localizado junto ao Poço da Broca. Este é um local de extrema beleza, como pode ver pelas fotos que anexamos. Situa-se no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, e é banhada pelo Rio (ou Ribeira) de Alvôco. É precisamente este rio de pequena dimensão que dá a beleza à Barriosa.
9. Praia Fluvial de Unhais da Serra
Uma praia fluvial recente, mas inserida numa localidade de longos anos, Unhais da Serra. No concelho da Covilhã, mais concretamente na freguesia de Unhais da Serra, em plena encosta da Serra da Estrela, numa nascente serrana, nasceu em 2010 a praia fluvial de Unhais. Inserida entre hotéis e restaurantes de luxo, e ornamentada pela variadíssima vegetação e paisagem que a serra mais alta de Portugal continental lhe concede, esta praia tem ao seu dispor tudo o que necessita.
As infraestruturas são de alta qualidade, com um bar moderno, WC’s renovados, relva bem verde para que possa esticar a toalha e aproveitar o bom tempo, bem como campo de jogos para que as crianças não se aborreçam. A praia tem cerca de 2 hectares de relva e possui 2 estancas, proporcionando aos que a procuram um ambiente de paz e lazer, ar puro e água fresca.
Fonte: VortexMag