Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Torel Avantgarde, um hotel que quer estar um passo mais à frente - SouPortugal
Turismo

Torel Avantgarde, um hotel que quer estar um passo mais à frente

Esculturas em madeira e em ferro dão as boas vindas a quem entra no Torel Avantgarde, o novo boutique hotel de cinco estrelas do Porto. Aqui, deve esquecer a rigidez da hotelaria tradicional e aventurar-se na vanguarda.

Este é um hotel temático, que homenageia a arte enquanto motor de rutura. O edifício remonta aos anos 40, marcados por ditaduras e a Segunda Guerra Mundial e em que a arte desenhava “novas fronteiras do experimentalismo”, rompendo com o vigente.

O escultor Paulo Neves assina a porta principal e a mesa da receção. A garrida sala comum das flores suspensas traz a natureza para dentro de portas, recriando um jardim interior. Um desafio aos sentidos, pensado pela designer de interiores Isabel Sá Nogueira e que, normalmente, faz parar quem por ali passa. Modernas e alternativas, as obras dos graffiters Frederico Draw e Daniel Eime acrescentam valor e todos os materiais e peças de mobiliário são de origem portuguesa – a unidade pretende celebrar a ideia de “portugalidade” nas suas diversas manifestações.

Quartos e serviços

Não há cartões para abrir a porta dos quartos, mas chaves, em favor da experiência autêntica. Os 47 quartos e suítes são todos diferentes e alusivos a artistas que conseguiram “abanar” a estrutura (a partir de €200). As vivências, “a visão e personalidade” de cada um espelham-se no design e na decoração, sem perder o foco no conforto. Escolheram-se texturas, objetos e cores com um propósito: veja-se o disco e as tonalidades negras no quarto dedicado a Nina Simone, figura que se empenhou na luta pelos direitos civis dos negros. Ou ainda a vivacidade do quarto Frida Kahlo, que aponta à força interior e raiz mexicana deste vulto da pintura. Jorge Curval, por sua vez, recorreu a técnicas diversas para compor quadros inspirados nesses criativos – como Coco Chanel, Pablo Picasso, Salvador Dali, Mozart, Stanley Kubrick, Francis Bacon, Fernando Pessoa, Alberto Giacometti ou Leonardo da Vinci, que dá nome à Suite Royal.

A partir do hotel Torel Avantgarde aprecie a magnífica vista sobre o Douro, desde as varandas e os terraços. É essa, também, a imagem que se tem da piscina e jacuzzi exteriores. Utilize o ginásio, o banho turco ou faça um tratamento no Balsamea Spa: há terapias com bambu, pedras quentes e velas, massagens holísticas como a Áyurveda, Shiatsu e Reiki, e até um Ritual de Sal dos Himalayas. Diariamente, das 15h30 às 19h00, pode participar no muito inglês ritual do chá, com os devidos scones, torradas, manteigas e compotas. O ambiente do bar, a meia luz, é bastante acolhedor. Pode ainda escolher uma cerveja artesanal ou acertar com o barman, Jorge Salpico, um cocktail mais personalizado.

Digby

Quando chegar ao restaurante Digby, já se terá apercebido que o hotel Torel Avantgarde fica na lateral do Palacete Silva Monteiro, onde funciona o Instituto do Vinho Verde, com qual a unidade hoteleira tem uma parceria. Na carta do Digby, os vinhos, em particular os verdes, assumem papel de relevo. Um sem número de garrafas decoram o espaço e remetem para Sir Kenelm Digby, um cortesão, filósofo e diplomata inglês que foi considerado o inventor da garrafa de vinho moderna. Descendo as escadas, encontra uma segunda sala, para onde estão previstos jantares vínicos.

O Digby é o primeiro restaurante da Casa da Comida no Porto. Convoca os sabores da gastronomia portuguesa com ingredientes de qualidade. Além de clássicos da Casa da Comida, incluem-se apontamentos regionais, como a francesinha. O serviço é cuidado, competente e permite muitas harmonizações a copo. Recomenda-se a Vieira e a “festa” de sabores presente no Magret de pato, por exemplo. Ao sábado e domingo é servido um brunch (das 12h30 às 15h00, que custa €30).

Torel Avantgarde (Rua da Restauração, 336, Porto. Tel. 220 110 082) é um hotel provocador e luxuoso e em que a distinção se manifesta nos detalhes. Está prevista uma colaboração frutuosa com os agentes culturais da cidade.

 

Fonte: Boa Cama Boa Mesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *