fbpx
Eventos

Prontos para olhar para cima? A Red Bull Air Race regressa ao Porto em setembro

“Smoke on!” No primeiro fim de semana de setembro, os aviões da Red Bull Air Race estão de regresso aos céus do Porto, oito anos após a sua última visita. Será o maior evento desportivo do ano em Portugal e um espetáculo único para os muitos milhares de espetadores que vão seguramente voltar a encher as zonas ribeirinhas do Porto e de Gaia.
Oito anos depois da sua última visita, os aviões da Red Bull Air Race vão voltar a rasgar os céus do Porto. O anúncio foi hoje oficializado em conferência de imprensa pelos presidentes das Câmaras Municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia, que juntamente com o Turismo de Portugal e a Entidade Regional do Turismo Porto e Norte viabilizam o regresso desta competição a Portugal em 2017.
A etapa portuguesa terá lugar no primeiro fim de semana de setembro e será a sexta e antepenúltima de um calendário composto por oito provas, a primeira das quais já disputada a 10 e 11 de fevereiro, em Abu Dhabi. A última etapa do ano terá lugar em Indianápolis, nos Estados Unidos, a 14 e 15 de outubro.
Tal como nas anteriores três visitas ao Porto, nos anos de 2007, 2008 e 2009, o circuito será desenhado entre a Ponte da Arrábida e a Ponte Luiz I. De acordo com a organização do evento, esta vai ser uma das provas mais rápidas e desafiantes que os pilotos têm de enfrentar ao longo da temporada.
A pista temporária no Queimódromo continuará a ser a base operacional da prova que, em 2017, se desenrolará ao longo de três dias, a 1, 2 e 3 de setembro, entre treinos livres (sexta-feira), qualificações (sábado) e finais (domingo).
Uma das novidades na estrutura da prova, face às anteriores edições, é a divisão dos participantes em duas séries distintas: a “Master Class”, com 14 pilotos, e a mais recente “Challenger Class”, para já com nove pilotos que se iniciam nesta exigente competição.
Criada em 2003 e transformada em Campeonato do Mundo em 2005, a Red Bull Air Race é seguida por milhões de fãs em todo o mundo. Organizada pela Red Bull International, a competição envolve os melhores pilotos de corridas aéreas a nível mundial, num desafio que combina velocidade, precisão e destreza.
Equipados com as mais modernas aeronaves da atualidade, os ases dos ares executam manobras vertiginosas e alucinantes, numa luta constante contra o cronómetro, ao longo de um traçado delimitado por pórticos insufláveis, onde se atingem velocidades acima dos 400 km/hora (a baixa altitude) e se podem superar os 10 G de aceleração.
As três edições realizadas em Portugal, nas cidades do Porto e de Gaia, continuam a figurar no registo dos maiores recordes de assistência averbados neste campeonato.
O alemão Mathias Dolderer é o atual campeão em título, integrando o lote de sete pilotos inscritos em 2017 que já voaram sobre as águas do Douro em anteriores edições.
Em Portugal, a SIC será a televisão oficial do evento, que será transmitido a nível planetário para uma audiência estimada em 300 milhões de telespetadores.
Fonte: Câmara Municipal do Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *