Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Lisboa já tem uma ambulância equipada para socorrer animais - SouPortugal
Geral

Lisboa já tem uma ambulância equipada para socorrer animais

O veículo foi adquirido através do Orçamento Participativo de Lisboa e entregue esta quinta-feira à Casa dos Animais.

A partir de agora, todos os animais doentes ou acidentados na via pública já podem ser recolhidos em segurança. A capital tem uma nova ambulância de socorro, gerida pela Casa dos Animais de Lisboa (CAL).

O veículo foi comprado através do Orçamento Participativo de Lisboa e entregue esta quinta-feira, 4 de julho, à entidade dedicada à recolha e segurança dos animais sem dono na cidade. Segundo informações da autarquia, a viatura pode transportar mais de quatro animais, gatos e cães, incluindo os de grande porte. Apetrechada com equipamento de emergência veterinária, a ambulância proporciona o suporte básico de vida do animal até que este chegue à CAL, onde recebe assistência.

Fonte da CAL adiantou à NiT que esta ambulância, um projeto votado pelos cidadãos de Lisboa, é bem-vinda, pois traz melhorias aos dois veículos de que a Casa já dispunha. E esclareceu algumas dúvidas que têm surgido, desde que foi anunciada a nova ambulância.

“Este veículo é para animais sinistrados e sem dono na cidade, não é para animais domésticos”, frisou. “É para animais errantes e insere-se em todo o trabalho que a Casa já fazia e continua a fazer.”

A mesma adiantou que a associação já tinha dois veículos para o mesmo fim, mas este tem mais e melhores equipamentos. “A Casa fica em Monsanto e muitos dos animais atropelados são encontrados em vias como a Segunda Circular ou o Eixo Norte-Sul. Esta ambulância tem melhorias que garantem a recolha e maior vigilância até à chegada ao local onde vão ser intervencionados, a própria Casa dos Animais”, explica ainda.

Para garantir o transporte em segurança, o veículo tem máscaras de oxigénio, um kit de reanimação, uma plataforma elevatória para animais de maior porte, uma marquesa e um ponto de água.

No Orçamento Participativo de Lisboa, os cidadãos votam e escolhem os melhores ou mais urgentes projetos para a cidade. Neste caso, a ambulância recebeu um orçamento de 15 mil euros.

Lisboa não é a primeira cidade a ter uma viatura de emergência médico-veterinária para efetuar a recolha e o transporte de animais acidentados. Braga, Esposende e Oeiras já dispõem de veículos do género.

Segundo a Câmara de Lisboa na apresentação do veículo, além desta novidade, a Casa dos Animais vai receber em breve uma ampliação das suas instalações, avaliada em mais de um milhão de euros.

De acordo com o portal “Veterinária Atual”, o vereador da Higiene Urbana na autarquia anunciou ainda que está em curso um projeto com a Animalife, que envolverá as juntas de freguesia da cidade, para prestar apoio, sobretudo às famílias mais carenciadas que têm cães ou gatos, “para que possam continuar a ter esses animais com toda a segurança e condições”.

“Do ponto de vista social, já se percebe hoje que os animais são uma mais-valia na qualidade de vida das pessoas. Quando se atinge uma certa idade, fruto de deixarem de ser ativas, as pessoas tendem a desinteressar-se pela vida e os animais ajudam-nas a adquirir hábitos e rotinas diárias importantes. É necessário que no contexto urbano tenhamos em consideração essa dimensão”, adiantou Carlos Castro.

Quem quiser mais informações sobre a ambulância dos animais ou relatar uma situação de acidente, pode contactar a Casa dos Animais através do telefone 21 817 2300. O número funciona 24 horas por dia, todos os dias.

 

Fonte: Nit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *