Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
José Avillez põe fim a seis restaurantes e reabre Belcanto - SouPortugal
Gastronomia

José Avillez põe fim a seis restaurantes e reabre Belcanto

Em tempo de reaberturas, o chef já recebe clientes no Bairro do Avillez mas desiste de vários projectos, confirmou o grupo do cozinheiro à Fugas. O seu dois estrelas Michelin, o Belcanto, regressa em Julho.

Em Março, José Avillez, enquanto anunciava o encerramento de “quase tudo”, já tinha avisado que a decisão poderia acarretar “consequências imprevisíveis”. Agora, dos 20 restaurantes que o grupo do chef tinha em funcionamento antes do início da pandemia de covid-19, já se sabe que seis não voltam a abrir as portas, incluindo o Café Lisboa, no Chiado, e o Mini Bar do Porto. Entre as novidades e confirmações, está já agendado o regresso da jóia da coroa, o Belcanto, considerado um dos melhores restaurantes do mundo, para Julho.

Esta semana, após quase três meses de portas fechadas, o chef voltou a receber clientes no Bairro do Avillez, onde passam a existir novos residentes, caso da Pizzaria Lisboa (no primeiro andar) e, em breve, o Mini Bar lisboeta, que antes vivia em espaços do Teatro São Luiz.

Mas a grande reabertura só acontecerá no próximo mês: o Belcanto, também em Lisboa, restaurante com duas estrelas Michelin, começará a receber clientes a 1 de Julho. Em breve, também deverão reabrir três dos quatro Cantinhos do Avillez (Parque das Nações, em Lisboa, Cascais e Porto).

Em relação aos espaços que o grupo decidiu encerrar definitivamente, além do Café Lisboa e do Mini Bar do Porto, é o adeus à Cantina Peruana, Casa dos Prazeres e Rei da China (sendo que estes últimos dois funcionavam no mesmo local), e também ao Beco – Cabaret Gourmet, que estava dentro do Bairro do Avilez, com espectáculos ao vivo – um modelo para o qual, com as medidas de distanciamento social, não existem de momento condições, explicou ao PÚBLICO o gabinete de comunicação do Grupo Avillez. Em vez do Beco, o Bairro passa a contar, no mesmo espaço, com o Mini Bar.

Para o Belcanto, que em 2019 se tinha transferido para instalações maiores na mesma rua, a Serpa Pinto, as mudanças passam pela redução do número de lugares de 60 para 30, aproveitando a totalidade do espaço, algo que anteriormente não estava a ser feito. Na morada anterior do Belcanto tinha aberto recentemente um outro projecto ligado à música, o Canto, numa parceria com a fadista Ana Moura e o músico António Zambujo, que está “a ser repensado”, mas ainda sem data prevista para voltar a funcionar.

Por fim, o Cantinho do Avillez no Chiado só deverá reabrir no dia 1 de Setembro, dado que, neste momento, aquele que é um dos bairros mais turísticos da cidade está a sofrer pela ausência de turistas em Lisboa.

Quanto ao único projecto fora de Portugal do grupo também há novidades recentes: a Tasca, no Mandarin Oriental Hotel do Dubai, reabriu no dia 28 de Maio.

 

Foto: RUI GAUDENCIO / PUBLICO

Fonte: Público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *