Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Grupos de mascarados da península Ibérica vão desfilar em Mogadouro - SouPortugal
Cultura

Grupos de mascarados da península Ibérica vão desfilar em Mogadouro

Mais de quatro dezenas de grupos de mascarados provenientes de toda a península Ibérica vão desfilar no próximo sábado em Bemposta, concelho de Mogadouro.

É o Encontro de Rituais Ancestrais, promovido pelo AECT Duero-Douro e pela Associação Maschocalheiro.
“Com esta iniciativa transfronteiriça, que junta mais de 40 grupos, pretendemos colocar em destaque o incalculável valor destas tradições ancestrais de vários territórios ibéricos”, explicou à Lusa o diretor-geral do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro.

José Luís Pascual disseaida que o encontro quer “mostrar ao mundo todo o seu potencial cultural e etnográfico, para que seja conhecido este património e para ajudar no desenvolvimento dos seus locais de origem”.

Outros dos objetivos do desfile passa por ajudar a potenciar as atividades económicas e sociais dos territórios de baixa densidade populacional.

O anfitrião é uma das figuras mais enigmáticas e antigas da península Ibérica, conhecida por chocalheiro de Bemposta.

Frederico Machado, membro da Associação Maschocalheiro – Associação de Bemposta, disse que faz todo o sentido haver uma desfile deste género num território marcado por uma das figuras mais enigmáticas dos rituais do solstício de inverno, o chocalheiro de Bemposta.

“A colaboração do AECT Duero-Douro através do projeto Terraduero, na organização do desfile, permitiu-nos atingir uma escala maior que só por nós não conseguiríamos, tornar a iniciativa numa referência na região nordestina”, indicou o dirigente associativo.

A iniciativa está incluída na plataforma Terraduero, promovida pelo AECT Duero-Douro e com uma dotação financeira de 1,5 milhões de euros provenientes de fundos do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.

O Terraduero reúne entidades das zonas portuguesas de Trás-os-Montes, Douro e Beira Interior Norte e das províncias espanholas de Salamanca e Zamora, entre municípios, instituições de ensino superior, empresas, cooperativas e outras, abrangendo um território de 120 mil quilómetros quadrados do interior peninsular.

 

 

Fonte: Mundo Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *