Do Funchal a Lisboa com paragem em Tânger: viajar como um marinheiro a bordo do Santa Maria Manuela

Muito antes de se banalizarem as aceleradas viagens de avião, os destinos mais longínquos ficavam a longa distância de barco, e as viagens ofereciam tempo de sobra para desfrutar da vida no mar. Entre velejar, dominar o leme, observar a vida marinha e parar como um marinheiro a meio do percurso, a aventura a bordo do Santa Maria Manuela oferece a experiência completa.

O navio parte da colorida cidade do Funchal com destino à cosmopolita Lisboa, numa viagem pelo Atlântico que percorre, a seu tempo, mais de mil milhas e ainda oferece a oportunidade para uma paragem no exotismo da marroquina Tânger. Quem se aventura a viajar como um marinheiro?

aventura a bordo do Santa Maria Manuela, aproveita os ventos do Norte para proporcionar uma experiência de viagem como antigamente. A deia é que possa ter contacto direto com a mestria necessária para navegar – entre içar as velas, dar nós de marinheiro e a dominar o leme – mas também apreciar das maravilhas do oceano, entre golfinhos que brincam indiferentes à pressa, pescar ou deslumbrar-se com um abundante céu estrelado. Um luxo nos dias que – literalmente – correm, em que a viagem se deseja o mais célere possível. Aqui, o convite é para abrandar.

Partindo da ilha semi-tropical da Madeira, passando pela movimentada cidade portuária de Tânger, até à histórica cidade de Lisboa, a viagem dura 12 dias. Um deles está reservado para se deixar envolver pelo exotismo de Tânger que serve de porta de entrada da Europa para África há séculos. Durante o dia da visita, os viajantes podem “passear pelas ruas de paralelepípedos perto do portão Bab Haha, visitar a Grande Mesquita de Tânger, que remonta à época romana do século V, observar a fusão de diferentes arquiteturas e estilos na Igreja de St. Andrew, ou jantar em um dos muitos restaurantes marroquinos”, sugere a tripulação do Navio Santa Maria Manuela, atualmente propriedade da empresa Recheio – Cash & Carry, do grupo Jerónimo Martins.

A próxima viagem entre a Madeira e Lisboa com passagem em Tânger acontece entre 10 e 22 de abril e os preços começam nos €675, para 12 noites.

O valor inclui todas as refeições a bordo do Santa Maria Manuela – incluindo pequeno-almoço, almoço e jantar; cama numa cabina partilhada (cabina para duas pessoas, acresce o valor de 50% sobre o preço original); bebidas ao longo do dia; equipamento de segurança; toda a aprendizagem a bordo com uma tripulação altamente qualificada e seguro de responsabilidade civil.
Equipado com cabinas para 2, 4 ou 6 pessoas, com casa de banho, janela com vista de mar e ar condicionado, o navio dispõe ainda de uma sala multisusos com televisão, uma cozinha e um bar.

Santa Maria Manuela começou a sua viagem em 1937, não em lazer mas em trabalho, dedicado à pesca do bacalhau na Gronelândia e na Terra Nova. Hoje renovado, o veleiro oferece “condições extraordinárias para o treino de mar, férias entre ilhas, expedições de mergulho, além de experiências de treino de navegação”, assegura a tripulação.

O passageiros são sempre convidados a envolverem-se em todos os aspetos da navegação, “desde manusear o leme, manobrar as velas, ou fazer parte dos quartos de vigia noturnos”, se assim o desejarem.

 

Fonte: Boa Cama Boa Mesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *