Dez vezes dez peixes em Lisboa
Durante 10 dias, 10 chefs vão cozinhar e servir peixe em Lisboa, no 10º aniversário de um festival gastronómico que tem sido um sucesso reconhecido e que, mesmo que não seja para comemorar a data redonda, muda de sítio, do Pátio da Galé, na Praça do Comércio, para o recuperado e renovado Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII.
A tal dezena de chefs são peritos, com provadas dadas em restaurantes cada vez mais premiados. E não se ficam pela confeção e divulgação dos próprios pratos, mas também se transformam em mestres, para todos os que quiserem aprimorar as técnicas de bem criar na cozinha, com cursos onde se ensina, a par e passo, a preparar receitas simples e dignas de uma excelente refeição.
Esta experiência de comunhão com tudo aquilo que o mar tem para oferecer não se esgota na mesa, mas completa-se com um mercado gourmet, composto por expositores de diversas marcas de bebidas, produtos tradicionais e mercearia. Só no ano passado, passaram pelo Peixe em Lisboa 21.500 pessoas, mais nacionais que estrangeiros, que só representavam cerca de 25% dos visitantes, vindos dos quatro cantos do mundo.
De 30 de março a 9 de abril, da tradicional e afamada sardinha aos mexilhões, passando pelo atum e pela sempre vistosa dourada, cavala, garoupa, ouriço; em filetes, ceviche, grelhado, no forno, seja lá como for, mas com imaginação. E também com vinhos e doçaria, para que a experiência seja completa.
Fonte: Jornal Económico