fbpx

Coimbra prepara I Concerto Solidário em prol do Povo Afegão

Portugal será palco do primeiro concerto de solidariedade para com o povo afegão e terá lugar no próximo dia 4 de Setembro, em Coimbra e é integrado no II Cello Sessions, um festival de música anual que reúnem os mais prestigiados violoncelistas portugueses e internacionais.

No concerto “Cello – Jazz Jam Session”, às 21 horas no Pátio do Museu Nacional Machado de Castro, será lançado um apelo para recolha de fundos para apoiar a causa humanitária dos refugiados afegãos em Portugal e da população afegã no Afeganistão.

A iniciativa é conjunta entre a Associação de Combate e Prevenção ao COVID-19 – APPCC19, a “Council for Peace and Sports of Afghanistan” (CPSA) e coordenada com a Associação “Momentos à Corda” presidida pelo violoncelista Tiago Anjinho.

O momento solidário surgiu na sequência de parcerias para suprir a emergência humanitária afegã desencadeada pelos recentes acontecimentos no Afeganistão e onde a Associação de Combate e Prevenção ao COVID-19 – APPCC19 firmou recentemente um acordo de cooperação com o “Council for Peace and Sports of Afghanistan” (CPSA) , uma organização não-governamental de implantação nacional afegã e delegações internacionais, para apoio humanitário urgente tanto aos refugiados afegãos que estão a chegar a Portugal como no apoio à população no Afeganistão.

Os pontos de cooperação estão focados na elaboração de uma agenda de cooperação e ações necessárias e urgentes do apoio humanitário em território nacional e no Afeganistão, lançamento de campanhas de solidariedade e apoio à ajuda humanitária de bens de primeira necessidade, desde bancos alimentares a medicamentos, apoio à integração cultural e social entre outras ações necessárias para suprir as necessidades urgentes tanto dos refugiados como das populações no Afeganistão e a nomeação de um delegado do Conselho para a Paz e Desporto do Afeganistão para Portugal.

Este acordo foi firmado entre os presidentes das respectivas organizações não-governamentais do lado português, a APPCC19, Tomás Lamas, médico internista e do lado afegão, pelo Conselho para a Paz e Desporto do Afeganistão, Ehssanullah Aghbar, ex-assessor do Conselho Nacional de Segurança do Afeganistão.

A partir deste acordo a APPCC19 pretende contactar e colaborar com todas as autoridades portuguesas, afegãs e organizações internacionais.

Fonte: Mundo Lusíada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *