Cinco sugestões para passear em Cascais neste verão
Um parque eclético com oito décadas, uma piscina oceânica, exposições de arte e novos sabores indianos são razões suficientes para um passeio veranil no centro ou periferia da vila de Cascais.
Banhos numa piscina oceânica
Está situada entre as praias da Duquesa e das Moitas, encontra-se separada do mar por um muro e é uma alternativa para quem prefere fugir ao areal e às ondas. A Piscina Oceânica Alberto Romano, de livre acesso, veio dar novo fôlego ao paredão de Cascais, aproveitando a curva que contorna o Palácio Palmela, contando com zona de espreguiçadeiras e chapéus de sol. Ao todo, tem 50 metros de extensão e uma localização exímia, próxima de estacionamento e a poucos minutos a pé da estação de comboios. Alameda Duquesa de Palmela. Paredão de Cascais.
Aplaudir a obra de Paula Rego
As duas estruturas piramidais em tons terracota, desenhadas pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, já são uma imagem emblemática do Bairro dos Museus e são a casa onde se dá a conhecer melhor a extensa obra de Paula Rego, há mais de uma década. A principal e atual exposição na Casa das Histórias apresenta mais de cem obras de Paula Rego (da pintura ao desenho, gravura e escultura) e mais de vinte pinturas de Josefa d’óbidos, todas alusivas ao tema da arte religiosa no feminino. Dentro do museu, há zona de loja e uma cafetaria com esplanada aberta para um jardim. Avenida da República, 300, Cascais. 214826970. Web: casadashistoriaspaularego.com. Das 10h às 18h. Encerra segunda. Preço: bilhetes desde 2,50 euros.
O mais recente reforço indiano da vila
Quatro anos depois de chegar ao Príncipe Real, Aparna Aurora leva o seu Chutnify a Cascais. Com nova morada na Rua Amarela, este que se tornou num dos indianos mais populares da capital surge numa sala ampla e colorida com esplanada. Da cozinha aberta saem os sabores genuínos da Índia, que chegam em formas de caris mais ou menos picantes, os kebabs e espetadas cozinhados no forno tandoor, biryanis variados, as dosas (crepes de farinha de arroz e lentilhas recheadas com chutneys caseiros) e as chamuças de cordeiro e de batata doce. E se o brunch domina ao domingo, os finais de tarde pedem os cocktails do Punkha Bar. Rua Afonso Sanches, 53, Cascais. Tel.: 218090774. Web: chutnify.com/pt. Das 12h às 15h e das 18h às 22h30. Sábado, até às 16h. Domingo, desde as 11h. Encerra segunda. Preço médio: 25 euros
Caminhar num parque eclético
Esta zona verde foi criada há 80 anos e nasceu da junção dos jardins do Palácio Condes Castro Guimarães com a propriedade do Visconde da Gandarinha. Por aqui, as caminhadas fazem-se entre árvores de grande porte, relvados, roseirais e canteiros, enquanto se observam as estátuas espalhadas pelo Parque Marechal Carmona e os galos e pavões que passeiam à solta. A diversidade estende-se ao parque infantil com baloiços e escorregas, à zona de exercício físico ao ar livre, à cafetaria com esplanada, uma pequena biblioteca municipal e um lago onde nadam patos, adornado por uma ponte em madeira. Praceta Domingos D’Avillez, Cascais. Das 08h30 às 20h, todos os dias.
Noites cinco estrelas num parque
No cinco estrelas da Quinta da Marinha, as amplas janelas e varandas debruçam-se sobre os jardins, a piscina exterior e o campo de golfe, as mesmas vistas que dão os bons dias ao acordar. No Martinhal Cascais Family Hotel, situado num parque natural protegido e próximo dos areais e do mar cascalenses, fortalecem-se energias em vários tipos de alojamento, dos quartos duplos às villas familiares com cozinha, sala de estar e de jantar. Na propriedade cabe um Kids Club de 700 metros quadrados para as crianças brincarem, dois restaurantes, passeios de bicicleta, ginásio e spa. Rua do Clube, Quinta da Marinha, Cascais. Tel.: 211149900. Web: martinhal.com. Preço: quartos duplos desde 165 euros, com pequeno-almoço.