Celebrar 20 anos em 20 dias – Barrenta ComVida, 20.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina
Em 2021, o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina assinala a 20.º edição. No entanto a situação sanitária originada pela pandemia por Covid-19 é ainda incerta e exige responsabilidade, para que seja resolvida tão breve quanto possível. Assim, o Centro Cultural da Barrenta vai assinalar de forma simbólica o evento.
Para marcar a efeméride das 20 edições, a proposta visa durante 20 dias assinalar 20 anos de música. Com início a 6 de setembro, diariamente, pelas 20h20, os internautas e seguidores da página Grupo de Concertinas da Barrenta no Facebook e Youtube, vão ter acesso a novos conteúdos, em direto e em exclusivo, para não só aprofundar o conhecimento da coletividade e do festival, como agregar os grupos e entidades parceiras que anualmente se associam aos eventos e atividades.
Estes 20 momentos, tem a duração de cerca de 20 minutos cada, equivalendo a 400 minutos de produção, feita totalmente de forma voluntária. Ao longo destes dias, os internautas poderão ver o que é o Encontro Nacional de Tocadores de Concertina, a retransmissão do Encontro de 2019 (18.º Edição), conhecer a Escola de Concertinas da Barrenta, uma visita guiada à aldeia da Barrenta, intervenções dos mais de 50 grupos que anualmente visitam a barrenta, entre outros. Esta programação culmina com um percurso itinerante a 25 de setembro pelas aldeias do Município de Porto de Mós, como aconteceu em 2020.
Assim, esta atividade pretende ainda levar um camião palco durante 10 horas de música, ao longo de 105 km em pleno coração das Serras de Aire e Candeeiros.
“Não podemos fazer o encontro no formato que sempre fizemos, mas não quisemos deixar de assinalar este dia, que é esperado por muitos tocadores de concertina que se deslocam até à Barrenta ano após ano, mas também, para as populações das aldeias do Município de Porto de Mós, que nos apoiam incondicionalmente”, explica Ricardo Pereira, Presidente do Centro Cultural da Barrenta
“Só é possível executar esta ideia, com o apoio do Município de Porto de Mós, e com todas as Juntas de Freguesia, para delinear um caminho que chegue ao máximo de pessoas possível, sem que haja necessidade de saírem de suas casas, mas mesmo assim possam desfrutar um pouco da nossa música”, esclarece o responsável. Em 2020, foram milhares as pessoas que de forma responsável quiseram ver passar nas suas casas e aldeias o Grupo de Concertinas da Barrenta, e como tal este ano dada a impossibilidade ainda do encontro presencial, a iniciativa vai voltar a sair à rua.
As circunstâncias exigentes que o mundo atravessa, reconduziram a uma readaptação, ainda que temporária, de muitas iniciativas e projetos levados a cabo ao longo de muitos anos.
Habitualmente, esta iniciativa realiza-se no último sábado de setembro, desde 2002, e traz à pequena aldeia da Barrenta, Porto de Mós, centenas de tocadores de concertina de todo o país. Em 2020, todos estes grupos foram convidados a participar num encontro online, transmitido nas redes sociais, onde ao longo de cerca de 4 horas, foram mais de 35 mil os internautas que de alguma forma participaram neste encontro. O objetivo não foi só divulgar os grupos que participam e a cultura que engloba a concertina, e que nestes tempos de pandemia não têm tido oportunidade de mostrar o seu empenho e dedicação, mas também dar a conhecer a região e muito dos seus pontos atrativos sobretudo no que toca às Serras de Aire e Candeeiros.