fbpx

Vai ser construída uma ponte pedonal com 330 metros para ligar Portugal à Galiza

 

É um projeto conjunto entre a Diputación de Pontevedra e a Comunidade Intermunicipal do Minho.

 

As ligações entre Portugal e Espanha têm sido alvo de grandes batalhas ao longo da História, mas também têm mostrado vários momentos de amizade entre os dois lados da fronteira. Para fortalecer ainda mais esta união, vai ser construída uma nova ponte a ligar os dois países.

A ponte pedonal vai ligar o Minho e a Galiza na zona de Vila Nova de Cerveira e Tomiño e é um projeto conjunto entre a Diputación de Pontevedra e a Comunidade Intermunicipal do Minho. O objetivo é tornar ainda mais próxima a ligação entre os habitantes das duas localidades e integra o projeto do Parque da Amizade Cerveira-Tomiño.

Assim, os dois parques urbanos de cada lado da fronteira — Parque de Lazer do Castelinho e Espaço Fortaleza de Goián — passam a estar ligados por uma ponte com cerca de 330 metros de comprimento e 4,7 metros de largura, onde só passarão peões e bicicletas, estando proibida a circulação de veículos a motor. Além disso e no total, este parque passa a ter uma área superior a 245 metros quadrados e acaba com as fronteiras físicas e psicológicas entre as duas margens do rio Minho.

Obra segue o desenho do rio

O concurso promovido pelas duas entidades responsáveis foi ganho pelo gabinete de arquitetos Burgos & Garrido, que criou uma obra leve, transparente, aérea e com muita luz. A estrutura da Ponte Goián Cerveira, como vai chamar-se, foi desenhada de forma a respeitar as vistas dos monumentos dos dois lados do rio e vai acompanhar a disposição arqueada daquela zona.

Com esta nova ponte vai preservar-se também as zonas de vegetação e promover a circulação de pessoas, sem necessidade de interferência com o tráfego da Ponte da Amizade, ali a cerca de 1,5 quilómetros.

 

Fonte: Nit

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *