Uma semana para provar os sabores com tradição de Aveiro

Cerca de 30 restaurantes da cidade vão apresentar menus, dos 10 aos 30 euros, onde se dá a conhecer o melhor que a região tem.

De 6 a 13 de janeiro, quase 30 restaurantes aveirenses dão a provar uma diversidade de produtos endógenos da região, em pratos tradicionais e contemporâneos, com menus que variam entre os 10 e 30 euros.

Esta é a sexta edição do festival gastronómico Aveiro, Sabores com Tradição e este ano há uma novidade – o Menu Prova (10 euros). O Menu Prova é boa opção para relaxar ao final do dia, na companhia de dois petiscos harmonizados com copo de vinho ou espumante da Bairrada. As propostas para este menu, disponível apenas nos restaurantes À Portuguesa, Cais da Tosca, Quatro Nós e Cais do Pescado, variam entre fritadinha de pastéis de bacalhau, carapauzinhos, ovas de bacalhau, mexilhões em cama de açorda de coentros, gratinados com mozarela ou em vinagrete e telha de ovos-moles.

Nos restantes 25 espaço, será possível saborear uma experiência gastronómica, com menus, entre os 15 e os 30 euros, que incluem entrada, prato, sobremesa e copo de vinho da Bairrada. No final da refeição é oferecida a tradicional “Bandeja de Aveiro”, composta por licor de Aveiro, abafado ou aguardente da Bairrada.

bacalhau, seja em caldeirada, assado, com natas, na telha, em bolinhos, não faltará à mesa, bem como línguas, bochechas e samos de bacalhau. Outras sugestões de mar passam pelo linguado, raia, petinga, robalo e dourada, mas o festival aposta também naquilo que a ria dá, como enguia, ostras, mexilhões e ameijoas.

As novas tendência gastronómicas não são esquecidas e produtos como flor de sal, salicórnia, algas e conservas fazem parte de algumas das propostas. Para encerrar a refeição, as sugestões incluem arroz doce, aletria, bilharacos, castanhas de ovos, leite-creme, Pão-de-Ló, cavacas e Bolo de Santa Joana.

As reservas podem ser feitas diretamente com os restaurantes.

 

Foto: Artur Machado/Global Imagens

Fonte: Evasões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *