Uma charmosa townhouse para conhecer perto da praia de Matosinhos

A proximidade ao mar ditou a inspiração da Harbour Inn, uma amorosa townhouse com meia dúzia de quartos.

“Um ambiente caseiro, com uma onda descontraída – um bocadinho romântica – ligada ao mar”, é assim que Maria Paula Caria descreve o Harbour Inn Design Townhouse, que abriu no ano passado, ao pé da praia de Matosinhos. A casa oitocentista foi intervencionada mas “ficaram alguns travejamentos, paredes estruturais e fachadas”, explica Maria, acrescentando que as janelas e a escadaria foram recuperadas conforme aquilo que seriam originalmente.

Tanto o projeto de arquitetura, como a decoração ficaram a cargo de Sheila Moura Azevedo, do estúdio de design SHI Studio, que trouxe para o interior da townhouse detalhes que remetem para o universo náutico. Pelos corredores, forrados a papel de parede, há um mapa-múndi, fotografias da praia de Matosinhos e lê-se um excerto do poema Ode Marítima, do heterónimo pessoano Álvaro de Campos.

Entrando-se nos seis quartos duplos, onde a paleta de cores suaves viaja pelos azuis, os amarelos e os carmins, surgem detalhes como uma rede de pescadores, uma rosa-dos-ventos no teto e um conjunto de cordas que fazem as vezes de um dossel em madeira.

A estes pormenores junta-se mobiliário vintage, e um miminho de boas-vindas composto por vinho e bolachinhas. E se o mar espreita durante o dia pelas janelas de algumas divisões, nos quartos assotados são as estrelas que à noite fazem companhia aos hóspedes, graças às claraboias que deixam ver o céu.

 

Fotos: Artur Machado/GI

Fonte: Evasões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *