fbpx
Cultura

Um panda-vermelho bebé é o novo morador do Zoológico de Lisboa

ertence a uma espécie em perigo de extinção e a sua reprodução é muito complexa. Por esses motivos o nascimento de uma cria de panda-vermelho está a ser muito celebrada no Zoo da capital

É o novo residente do Jardim Zoológico de Lisboa. Tem uma cabeça redonda, focinho curto, orelhas triangulares e uma cauda espessa.

É uma espécie tímida e territorial e descansa em ramos de árvore onde se apoia apenas com o corpo, deixando as patas suspensas.

No dia 11 de junho uma cria de panda-vermelho (Ailurus fulgens) nasceu no zoo da capital e veterinários e biólogos ainda são sabem precisar se é macho ou fémea.

O panda-vermelho é característico das florestas de bambu e florestas tropicais em altitude da região dos Himalaias e Sul da China e está classificado como uma espécie ‘Em Perigo’, pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

A principal ameaça a esta espécie são a diminuição do seu habitat, a caça e a consanguinidade – consequência da fragmentação do seu ecossistema, sobretudo em prol de áreas de cultivo.
“Este nascimento permite ao Zoo reforçar a sua participação no Programa Europeu de Reprodução (EEP) desta espécie”, refere a instituição num comunicado, onde acrescenta que “a reprodução do panda-vermelho é bastante complexa e, por isso, deve ser bem celebrada”.

Encontram-se apenas para acasalar e a época de acasalamento é compreendida entre janeiro e março. A fêmea só está recetiva uma vez por ano, durante um curto período de 12 a 36 horas, em que a ovulação é induzida pela cópula. A responsabilidade das crias é inteiramente da progenitora.

 

Assim como o panda-gigante, o panda-vermelho alimenta-se principalmente de bambu – representa cerca de 80% da sua alimentação, que é suplementada com frutos, rebentos, insetos, ovos e crias de aves.
No próximo dia 15, haverá a oportunidade de assistir, a uma ‘Animal Talk – extra’ sobre esta espécie. Às 15h40 os educadores do Jardim Zoológico vão de bicicleta elétrica falar a todos os visitantes sobre as curiosidades mais surpreendentes destes animais.

Não perca a oportunidade de conhecer o exótico Panda-vermelho. Visite o Jardim Zoológico e contribua para a conservação do mundo animal.

O panda-vermelho bebé será oficialmente apresentado no próximo sábado, 15 de setembro, no Dia Internacional do Panda-vermelho.

Nesse dia, haverá a oportunidade de assistir a uma ‘Animal Talk – extra’ sobre esta espécie. Às 15h40 os educadores do Jardim Zoológico vão de bicicleta elétrica falar a todos os visitantes sobre as curiosidades mais surpreendentes destes animais.

Além do panda-vermelho, as crias de órix-de-cimitarra, de macaco-de-brazza e de macaco-capuchinho-de-peito-amarelo, são outros novos residentes nascidos no Jardim Zoológico de Lisboa.

 

https://youtu.be/N8QRpp8nMy0

 

Fonte: Mundo Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *