fbpx
Empreendedorismo

Turismo 4.0: Portugal é o único país com startups em feiras de negócios

Uma mesa, uma cadeira de cada lado, um pequeno monitor e alguns folhetos. Tudo o resto é trabalho, muita paciência e saber “como é possível satisfazer os clientes”. O Turismo de Portugal decidiu abrir as portas à participação das startups nacionais em quatro feiras do setor. Acompanhámos a última etapa, em Barcelona, onde quatro projetos misturaram-se com empresas num espaço com 420 m2. Entre os mais de 200 países representados no evento, Portugal foi o único a apostar em startups. A plataforma de guias turísticos para grandes cidades JiTT Travel (iClio), a solução para poupança de água em hotéis e residências OptiShower, o portal de pesquisa de viagens de acordo com o orçamento Tripaya e a ferramenta de serviço de quarto via Messenger HiJiffy (antiga Wonderoute) foram as quatro representantes nacionais na IBTM World, uma das maiores feiras mundiais de turismo de negócios.

Fundada em 2009, a iClio chegou à capital da Catalunha para “aumentar o brand awareness para as nossas soluções digitais”, como a JiTT Travel. Maria Costeira, diretora-geral, lembra que a empresa de Coimbra já trabalha em todo o continente europeu, na América Latina, na Rússia, Japão e Coreia do Sul. Para os próximos tempos está a ser preparado um algoritmo que permite a outras entidades criar as próprias rotas turísticas. Também de olho nos hotéis esteve a Optishower. Esta startup está a negociar vários contratos-piloto na zona de Tenerife, processo que começou na Web Summit, com convites vindos de Londres, Berlim e Índia. “Estamos a trabalhar na tecnologia para que o processo de instalação seja mais fácil. Em fevereiro, deveremos lançar um produto final”, revela Mojtaba Kamarlouei, cofundador e um dos responsáveis tecnológicos do projeto, atualmente incubado na EDP Starter. A Optishower já sabe a quantidade de água gasta nos banhos nos hotéis dos grupos Pestana e Vila Galé. Na Tripaya, a participação teve de ser adaptada à presença apenas do seu fundador. André Ramos vestiu, literalmente, a camisola e andou à procura dos jornalistas.

“Queremos expandir-nos para Espanha e tivemos acesso a uma lista de contactos para podermos divulgar os nossos serviços. É sempre este o objetivo da nossa presença em feiras deste género.”

Com o portal totalmente desenvolvido, a Tripaya aponta a novas ferramentas e quer integrar a plataforma em serviços como Facebook Messenger, WhatsApp e Slack, através do reconhecimento por voz, revela André Ramos. Leia aqui: Paddy Cosgrave quer mais espaço no Parque das Nações Já instalada em Barcelona está a HiJiffy, que desde o início do mês está no programa de aceleração Numa, dedicado a startups tecnológicas. Na IBTM estiveram à procura de hotéis de cinco estrelas, sobretudo de Portugal e Espanha. A presença na cidade espanhola também para negociar um contrato com um hotel no Bahrein. Ao longo do certame foi possível encontrar o mais variado tipo de empresas, como hotéis, empresas de promoção turística e mesmo clubes de futebol. Portugal foi o único país a apresentar startups desta área. Filipe Silva, um dos membros da administração do Turismo de Portugal, acredita que “as startups acrescentam valor” à participação nacional e que é necessário “misturar a componente turística com os avanços industriais”. Em 2017, entre janeiro e maio, o Turismo de Portugal vai levar mais 24 startups a feiras de turismo. O balanço é unanimemente positivo. “Conhecemos melhor a realidade da indústria do turismo”, entende a HiJiffy.

A Optishower reconhece que está no “caminho certo” e já está a preparar-se para fazer algumas apresentações na região da Catalunha. A Tripaya, além de ter conseguido falar com alguns jornalistas espanhóis, recebeu outros pedidos. “Tivemos agências de viagens que gostavam de poder usar a nossa tecnologia e foi bom perceber melhor as suas necessidades.” Ficou mesmo no ar a hipótese de esta plataforma dirigir-se, no futuro, também ao setor empresarial. A iClio salienta o “interesse nas aplicações móveis”. No próximo ano, entre janeiro e maio, o Turismo de Portugal vai levar mais 24 startups a feiras de turismo. Utrecht (Holanda), Madrid, Berlim, Dubai e Frankfurt são as próximas paragens numa viagem em que Portugal continua (para já) sozinho. Jornalista em Barcelona a convite do Turismo de Portugal.

Fonte: Dinheiro Vivo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *