fbpx

Santarém: as novidades do mais antigo festival gastronómico nacional

O 40.º Festival Nacional de Gastronomia celebra quatro décadas em Santarém com uma nova edição onde não faltam chefs de renome, animação, música, debates e apresentações de livros. O certame arranca esta quinta-feira e dura 11 dias.

É já esta quinta-feira que arranca a 40.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, o mais antigo certame gastronómico do país, distinguido como “um dos 25 melhores festivais gastronómicos da Europa” pela plataforma de viagens Big 7 Travel. Numa edição especial que tem lugar na Casa do Campino, em Santarém, o regresso da iniciativa volta a dar palco à cozinha portuguesa, com tasquinhas de comida, animação, conferências, apresentações de livros, debates e jantares irrepetíveis.

Mas vamos aos números. A nova edição celebra quatro décadas e acontece durante 11 dias, até 28 de novembro; conta com a presença de 12 tasquinhas que representam municípios e regiões do continente e ilhas; além de cinco refeições especiais que compõem a iniciativa “Jantar com o Chef”, e que traz chefs de renome ao evento de Santarém. Este ano, são eles Rodrigo Castelo (dia 18), Vasco Coelho e Inga Martin (19) e Ljubomir Stanisic (20). Na semana seguinte, é a vez de Noélia Jerónimo e Miguel Gameiro (dia 26) e de Chakall (27).

Além desta, há outra novidade nos 40 anos do festival: o espaço Livraria, onde serão lançados e apresentados livros, promovidas sessões de autógrafos e onde estará patente uma exposição sobre a já longa história do Festival Nacional de Gastronomia. Resta ainda frisar que a edição de 2021 vai trazer à festa da cozinha portuguesa os concertos ao vivo de bandas e músicos como Black Mamba, João Pedro Pais, Bárbara Tinoco, Ricardo Gama & João Correia e Jessica Pina.

O evento organizado pela empresa Viver Santarém e pela autarquia, vai contar ainda com um espaço para apoio a bebés e animação das crianças, e vai incluir vários concursos nacionais de pratos tradicionais nas modalidades “Entradas”, “Sopas”, “Leitões”, “Marisco”, “Sobremesas”, “Frango Assado”, “Pastéis e Empadas” e “Pratos Cozinhados”, entre outros. O cartaz completo da 40.º Festival Nacional de Gastronomia pode ser consultado no site oficial. De segunda a sexta-feira, o evento tem entrada gratuita até às 18h. A partir desta hora e durante o sábado e o domingo, o bilhete custa apenas 2,50 euros.

 

 

 

 

 

Foto: Viver Santarém

Fonte: Evasões

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *