Sabor do Céu: Doces e petiscos brasileiros (e alvarinho) em Melgaço

A montra desta pequena confeitaria está sempre recheada de bolos gulosos, brigadeiros, pães de mel e também pãezinhos de queijo e outros petiscos com sabor a Brasil.

Elisangela Castro e a mãe, a Dona Luzia, são quem mete as mãos na massa atrás do pequeno balcão da mais recente loja do projeto Melgaço Tem Pop Up – uma iniciativa do município para promover o comércio local na vila. A confeitaria Sabor do Céu abriu portas no final de maio, mas o gosto de Elisângela pela doçaria começou já antes de ter deixado Santo André, no Brasil, para vir para Portugal, em 2006.

Chegou a Melgaço reticente, mas acabou por se apaixonar, pela vila e na vila, onde conheceu o marido. Teve um café, com a irmã, e mais tarde um outro projeto ligado à restauração, “mas não deu certo”, diz. Depois surgiram os problemas de saúde, “e foi aí que eu orei e pedi a Deus para me mostrar o que podia fazer para melhorar”, conta Elisa (como é carinhosamente chamada pela mãe). Sonhou que estava a vender bolos na rua com uma cestinha, e no dia seguinte pôs pés ao caminho. “Foi a melhor coisa que fiz, e foi quando realmente cresceu o gosto que já tinha por fazer doces”, admite.

Elisangela Castro e a mãe Luzia (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

Durante algum tempo dedicou-se à estética (que ainda concilia nas folgas), mas quando surgiu a oportunidade de ocupar uma das lojas pop-up da vila, não pensou duas vezes.

Agora, é com uma simpatia tão doce quanto os bolinhos que ali servem que mãe e filha recebem quem as visita. E uma brigada de gulodices à escolha: pães de mel, beijinhos de mulata, brigadeiros, bolos no pote e bolos recheados (grandes e mini). Uma lista rica em sabores brasileiros, mas também inspirados na região – alguns dos bolos são recheados com mousse de limão com alvarinho, fresca e deliciosa -, a que se juntam novidades todos os dias. A mais recente invenção é da Dona Luzia, uns bolinhos recheados com doce de leite e cobertos com coco, a que chamou “lua de mel”. Também ficam a seu cargo alguns dos salgadinhos, como as empadas, a esfirra e o enroladinho de fiambre e queijo.

A pequena loja, com ares de salão de chá, com paredes em cor-de rosa e um pequeno jardim vertical numa das paredes – até a casa de banho está decorada a rigor-, é preenchida por um reconfortante aroma a pão de queijo a cada nova fornada. Para refrescar, há também gelados caseiros e batidos de fruta, E para quando apetece algo mais leve, não faltam as tapiocas, o iogurte com cereais e as saladas. O melhor de dois mundos no mesmo lugar.

 

Decoração
A adornar as paredes da loja encontram-se peças de serviços de chá antigos que Elisa adquiriu na Antiguidades & Velharias, outra das lojas pop-up da vila.

 

Sabor do Céu
Rua Dr Augusto César Esteves
Tel.: 934352915
Web: facebook.com/sabordoceu.pt
Das 9h30 às 19h30. Domingo das 15h às 20h. Encerra segunda-feira de manhã.

 

Foto capa: Rui Manuel Fonseca/GI

Fonte: Evasões

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *