fbpx
Gastronomia

Rota do Bacalhau: Para fãs do Seixal, do bacalhau e não só

Siga a Rota do Bacalhau e descubra a Baía do Seixal, visite o Museu Cargaleiro, na Arrentela, e faça observação de aves. Todos os sábados de verão, com partida do Terreiro do Paço, em Lisboa

Não há melhor vista de Lisboa, com a sua frente ribeirinha renovada, do que a bordo de um barco no Tejo. Soltam-se as amarras e a cidade vai ganhando dimensão, à medida que carros, prédios e pessoas se vão tornando mais pequenas, reduzidos a pontos ornamentais. Percebem-se as colinas arredondadas, o dourado da sua luz multi-celebrada, os vários tons do Tejo – este rio devolvido, finalmente, à cidade. À medida que nos afastamos cresce o espanto e o amor. Que cidade maravilhosa!, apetece gritar.

A bordo de um antigo bacalhoeiro, que leva o título de “maior embarcação do Tejo”, a viagem ganha um sabor extra: o do regresso ao passado. Aos tempos em que a Baía do Seixal era local de seca do bacalhau. Convertido em barco de passeio, o varino Amoroso é uma “casa” confortável e segura. Sobretudo quando as condições meteorológicas permitem que se ice a sua possante vela de 250 metros quadrados, dando descanso aos motores.

O roteiro Rota do Bacalhau, promovido pela On-Innovation, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, está feito para quem gosta de barcos, de Lisboa, de arte e, claro, de comer. O bacalhau é apenas um pretexto para ir à descoberta da Baía do Seixal, que também se abriu para o rio, graças às mudanças na circulação, com ciclovia e largos passeios pedonais.

Do roteiro, faz parte uma visita à Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, na Arrentela, um edifício do arquiteto Siza Vieira, e a uma tipografia muito bem conservada, com máquinas do século XIX e um tipógrafo que é uma enciclopédia viva. Também se visita um moinho de maré e, em alguns programas, pode haver tempo para observação de aves ou para provas de vinhos. “O programa pode ser adaptado e personalizado”, sublinha Rui Marques, da On-Innovation. O almoço, com vários pratos de bacalhau e outros, está marcado para o barco-restaurante Lisboa à Vista. Onde somos surpreendidos pela qualidade e sofisticação da cozinha, enquanto nos deixamos embalar pela ligeira ondulação do barco ancorado.

Rota do Bacalhau > partida do Terreiro do Paço, Lisboa > sáb 11h (mas é possível marcar passeios para grupos noutros horários) > €45 > reservas no site da Rota do Bacalhau.

 

Crédito de imagem: Marcos Borba

Fonte: Visão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *