Que locais do litoral português mais atraem estrangeiros para comprar e arrendar casa?

Quer seja para arrendar ou comprar casa no litoral português, os turistas norte-americanos (aqueles com mais peso nestes indicadores) preferem a região da Grande Lisboa ou zona Oeste, mas também os Açores, segundo apurou um novo estudo do ‘Idealista’ que procurou saber quais são os locais, nesta localização, mais procurados pela comunidade estrangeira.

A pesquisa analisou 422 freguesias da costa portuguesa e descobriu que a procura internacional representa já cerca de um quarto (24%) do número total de visitas a propriedades localizadas no litoral português, (76% é de origem nacional).

«Portugal continua a atrair muito interesse por parte dos estrangeiros. A procura internacional activa é evidente, mesmo com as limitações impostas pela Covid-19, em relação à mobilidade, e é muito interessante perceber a evolução da procura do mercado internacional em cada freguesia ou bairro de Portugal», refere Inês Campaniço, do Idealista.

De acordo com o estudo os norte-americanos são a nacionalidade mais interessada em comprar uma casa junto ao litoral, com peso em 166 freguesias costeiras. Seguem-se os franceses, a nacionalidade predominante em 89 freguesias, e os britânicos, que estão em 64 freguesias costeiras.

Para além destes, a pesquisa concluiu ainda que espanhóis, brasileiros, alemães e canadianos também estão entre as nacionalidades mais interessadas em investir em propriedades junto à praia em Portugal, variando entre as 38 e as 15 freguesias.

O Idealista fez assim o levantamento dos locais mais procurados tendo em conta as nacionalidades. Desta forma os turistas vindos dos Estados Unidos preferem freguesias localizadas na Grande Lisboa e na Zona Oeste, assim como em Sintra ou Ericeira, e dominam a procura nos Açores, com um peso de mais de 60% na região.

Por sua vez, quem vem de França escolhe sobretudo casas na região do Algarve e Litoral Norte, já os provenientes do Reino Unido preferem Porto Santo, na ilha da Madeira, mas também a região de Lisboa, e ainda algumas freguesias do sul do país, nomeadamente Almancil, Alvor e Mexilhoeira Grande.

Os alemães são adeptos da Costa Alentejana, com as freguesias de Vila Nova de Milfontes e São Teotónio a registar a maioria das preferências. Os espanhóis escolhem freguesias perto da fronteira com Portugal, como Altura e Vila Real de Santo António, mas também a Costa Vicentina, ou freguesias já próximas da capital, como é o caso de Comporta e Alcácer do Sal.

Por último, os brasileiros, «muitos dos quais aliciados pelo programa de vistos gold, entre outros atractivos de Portugal», concentram a sua atenção em freguesias costeiras das grandes cidades, nomeadamente Lisboa, Porto e Aveiro, bem como em Cascais, representando, neste caso, 29% da procura internacional.

 

Fonte: Executive digest

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *