fbpx
Geral

Praia da Vitória investe 250 mil euros para promover empreendedorismo

O presidente do município, Roberto Monteiro, anunciou hoje que a grande prioridade do município é a criação de emprego e, por isso, a autarquia decidiu avançar com uma candidatura a fundos comunitários para dar apoio a quem investe e cria emprego, tendo sido aprovada.

No âmbito do incentivo ao empreendedorismo, a autarquia vai lançar três concursos em 2017, com prémios monetários.

O concurso ‘Idea to Business’ vai atribuir 400 euros mensais, por um período que pode ir entre os dois e os cinco meses, a quatro projetos, para que passem da ideia para o plano de negócios, enquanto o concurso ‘Start up’ vai atribuir 10 mil euros a dois projetos, que já se encontrem numa fase mais avançada, para que passem do plano de negócios à criação da empresa.

Os dois concursos vão ter três edições, no primeiro e no terceiro trimestre de 2017 e no primeiro trimestre de 2018, tendo os projetos apoio técnico e domiciliação gratuita na incubadora de empresas Praia Links.

A autarquia vai promover ainda, no segundo trimestre de 2017, o concurso ‘Idea to Business Youth’, destinado a estudantes, que vai atribuir 500 euros a dois projetos.

Em conferência de imprensa, Roberto Monteiro, adiantou que a autarquia não tem a ilusão de que “meramente com este tipo de projetos vamos resolver o problema do emprego no concelho da Praia da Vitória, mas sabemos que este caminho é o caminho certo para se criar uma dinâmica empreendedora, de negócios e de risco, que será vital à criação de emprego sustentável nos próximos tempos”.

A informação divulgada pela agência Lusa refere ainda que no âmbito da formação, o município prevê desenvolver vários ‘workshops’, em áreas como vendas e marketing, planeamento e gestão ou design de produtos, e três conferências, com convidados de referência internacional, sobre empreendedorismo, ‘agro-business’ e turismo, com enfoque no mar, na natureza e na cultura.

De acordo com o autarca, está prevista também a promoção externa da incubadora de empresas da Praia da Vitória, com eventos nos Estados Unidos da América, no Canadá e no continente.

Está igualmente a ser desenvolvida a ‘Invest in Praia’, uma plataforma digital orientada para investidores, que chegará a associados de grandes organizações empresariais.

A autarquia pretende também avançar, no primeiro semestre de 2017, com a construção de um parque empresarial na vila das Lajes, com a recuperação de um edifício para a instalação da nova sede da incubadora de empresas e com a construção de um centro marítimo-turístico.

Inaugurada em maio, a Praia Links conta atualmente com 30 empresas, nas áreas do turismo, das tecnologias, da agroindústria, do mar e da consultoria, que foram responsáveis pela criação de 30 postos de trabalho.

Fonte: Jornal Económico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *