fbpx
Turismo

Portugal vai receber turistas americanos com certificado de vacinação

Anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

 

A partir da próxima semana, vão ser restabelecidas as viagens não essenciais dos Estados Unidos para Portugal para pessoas que já tenham o certificado de vacinação, anunciou esta tarde, em Arouca, o ministro da Economia.

Pedro Siza Vieira falava na apresentação da nova campanha do Turismo de Portugal de promoção do país, lá fora e cá dentro: “Tempo de Ser | Time to Be”, referindo que o plano “faz parte do nosso plano de reativação do turismo”.

“Vamos ter oportunidade, já nesta semana, de assegurar a reabertura das viagens não essenciais a partir dos Estados Unidos para Portugal para as pessoas que tenham certificado de vacinação, tudo conforme a recomendação do Conselho Europeu”, afirmou. “Julgo que na próxima semana teremos condições de ter isto a funcionar.”

Isso significa que visitantes provenientes do território norte-americano “com duas vacinações completas de uma marca reconhecida pela Autoridade Europeia do Medicamento poderão fazer viagens não-essenciais a partir da próxima semana”.

A medida surge na sequência da aprovação pela presidência portuguesa da União Europeia do regulamento dos certificados de viagem relativos à Covid-19, o que, segundo o governante, visa sobretudo “assegurar que há critérios uniformes de circulação de pessoas” dentro do território europeu.

“O que quisemos assegurar é que os cidadãos que cumprissem os mesmos requisitos dentro da União Europeia pudessem recuperar essa liberdade de circulação”, declarou Pedro Siza Vieira.

O ministro acredita que a mobilidade aérea retomará a normalidade “nas próximas semanas ou nos próximos meses” porque os planos de vacinação “estão a ser executados a grande velocidade em toda a Europa”, mas diz que, entretanto, o foco das entidades do setor deve ser outro.

“Temos que continuar a fazer o nosso trabalho independentemente de decisões de outros estados”, defendeu o governante, em referência à decisão do Reino Unido de retirar Portugal da sua lista verde.

A estimativa do Governo é que, no final de 2021, Portugal possa estar com “um nível de visitantes estrangeiros e de receitas turísticas ligeiramente acima do ano passado”.

“É difícil porque estivemos praticamente quatro meses com toda a atividade turística em níveis muitíssimo reduzidos e teremos que fazer um grande esforço na segunda metade do ano, mas achamos que é possível”, concluiu Pedro Siza Vieira.

A retoma das viagens não essenciais com os Estados Unidos é anunciada no dia em que Portugal deixou a lista verde de viagens internacionais do Reino Unido, passando para a ‘lista amarela’.

A decisão, anunciada na quinta-feira, motivou o regresso antecipado de milhares de turistas britânicos que tinham viajado para Portugal, sobretudo para o Algarve.

Os viajantes de países na ‘lista amarela’ estão sujeitos a restrições mais apertadas, nomeadamente uma quarentena de 10 dias e dois testes PCR, no segundo e oitavo dia após a chegada, enquanto a ‘lista verde’ isenta de quarentena. A medida será revista no prazo de três semanas.

 

Foto: © Juan Carlos Lucas/NurPhoto via Getty Images

Fonte: Notícia ao Minuto

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *