“Portugal vai eleger as 7 Maravilhas da Cultura Popular”

A eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular® é um projeto de caráter privado, de manifesto interesse público, organizado pela sociedade denominada EIPWU, Lda, entidade detentora dos direitos exclusivos da marca 7 Maravilhas® e 7 Maravilhas de Portugal®, ou seja é um concurso televisivo de chamadas de valor acrescentado.

Todos os anos, a inovação desta empresa, é notória e, salienta que “os portugueses são desafiados a encontrar, em 2020, o “património de Portugal”, no âmbito da iniciativa “7 Maravilhas”, que visa “eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do país”.


“Vamos promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a um patamar de causa pública” é o repto da nova edição das “7 Maravilhas“. Refere a entidade promotora!

Explica a organização no comunicado enviado à imprensa “O que é uma Maravilha da Cultura Popular, num país onde a música, a dança, as lendas, as festas, as tradições, as máscaras, o artesanato e tantas outras coisas contribuem para fazer de Portugal um país ímpar? Pois é exatamente todo esse património que queremos trazer a público, para o valorizar com a pompa e circunstância que sempre mereceu”, explica a organização.

“Eleger as 26® é cada vez mais um ato emotivo, uma tomada de posição sobre quem somos, de onde vimos e o que criamos”, lê-se na nota, que acrescenta que “o património cultural imaterial, a marca da terra, a preservação da criatividade do nosso povo e a capacidade que o país tem de inovar e de se reinventar nas suas tradições são cada vez mais fatores distintivos nas eleições 7 Maravilhas®”.

Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos são as mais recentes categorias a concurso.

A primeira fase de candidaturas decorre até ao dia 1 de março de 2020.
A fase de seleção dos 21 candidatos por distrito ou região autónoma irá decorrer entre março e abril e os sete finalistas de cada região do país serão anunciados em maio.

Já as eliminatórias regionais estão previstas para os meses de julho e agosto e a Gala Finalíssima, onde serão reveladas as “7 Maravilhas da Cultura Popular”, está agendada para o dia 5 de setembro de 2020.

 

Fonte: Mundo Português

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *