Portugal mantém 34º lugar no ranking global da competitividade da economia

Portugal manteve o 34º lugar no ranking mundial das economias mais competitivas, na avaliação do World Economic Forum. No relatório da instituição divulgado, o país alcançou 70,4 pontos, com o setor da implementação das tecnologias da informação e comunicação a registar a maior subida de pontuação e o mercado do produto a maior descida.

O relatório, que se debruça sobre 141 países, melhora a pontuação global de Portugal em 0,2 pontos apesar de manter o lugar no ranking. A categoria de implementação de tecnologias da informação e comunicação registou a maior subida (4,1 pontos), alcançando 71,2 pontos e o 34º lugar a nível global.

Em contra-ciclo, o mercado do produto registou a maior queda (2,2 pontos), tendo 59,7 pontos e ocupando o 39º lugar a nível mundial. Também o mercado laboral registou uma pior performance, ao perder 1,5 pontos para 63,2 pontos e o 49º lugar.

Ainda assim, a categoria na qual Portugal regista melhor pontuação é a saúde (94 pontos e o 22º lugar), seguido pela ‘estabilidade macro-economica’ que manteve 85 pontos e ocupada o 62º lugar a nível global.

O ‘ranking’ mundial é liderado por Singapura, que este ano conquista o título aos Estados Unidos. O país liderado por Donald Trump desce ao segundo lugar a economia mais competitiva, seguido por Hong Kong. No pólo oposto, o Chade é considerada a economia menos competitiva do mundo, seguido pelo Iémen e pela República Democrática do Congo.

 

Fonte: Jornal Económico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *