‘Portugal 360’ vai oferecer uma experiência de Portugalidade no Rio de Janeiro
O ‘Portugal 360’, um dos maiores eventos de promoção do país em solo brasileiro, regressa este ano à Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Após o sucesso do ano passado, o evento que promete uma experiência completa do país eleito melhor destino do mundo pelo ‘World Travel Awards’, regressa de 6 e 9 de junho no complexo cultural implantado no bairo da Barra da Tijuca.
Este ano o ‘Portugal 360’ vai ter como novidade a criação de uma réplica dos mercados e das tascas portuguesas, onde vários chefs vão cozinhar, ao lado de brasileiros, “para criar deliciosas cumbucas e petiscos”, informa a organização.
Ainda na área da gastronomia, volta a haver um espaço dedicado aos vinhos de Portugal.
Outra novidade é a realização, pela primeira vez no Brasil, do ‘Festival Iminente’, que tem curadoria de Alexandre Farto (Vhils) e da Galeria Underdogs e reúne o que de melhor se faz ao nível da música e arte pública, “estabelecendo a ligação entre os talentos da comunidade lusófona e apostando no fortalecimento de laços entre artistas portugueses e os seus congêneres brasileiros, bem como na sua projeção a nível mundial”, informa ainda a organização num comunicado enviado ao ‘mundo Português’.
Depois de Lisboa, Londres e Xangai, o festival, que se realiza desde 2016, chega assim ao Rio de Janeiro.
A 7 e 8 de junho a Cidade das Artes recebe uma programação que junta músicas e as artes visuais, com a criação de peças por Add Fuel, Finok e ±MaisMenos±.
Haverá ainda um Workshop de Stencil com Add Fuel, a projeção do filme ‘Have you Seen the Listers?’ e um debate sobre ‘Narrativas de Luta nas Ruas e nas Redes’, que junta os brasileiros da Mídia Ninja e o português ±MaisMenos±.
Na música, Shaka Lion convidou Carlos do Complexo e DKVPZ para o acompanharem na seleção musical. Hiran + Majur, DJ Nigga Fox, Allen Halloween e DJ Marfox completam um alinhamento de luxo.
Palco recebe Carminho e António Zambujo
“Este ano, a programação cultural do ‘Portugal 360’, surpreende pela diversidade artística”, revela a organização. Pela primeira vez no Brasil, Júlio Resende, um dos mais renomados pianistas portugueses no mundo, vai apresentar-se no evento.
Aclamado pela crítica nacional e internacional, Júlio Resende conta já com um vasto caminho que vai do jazz ao fado, do fado ao rock e faz neste novo disco, ‘Cinderella Cyborg’, uma aproximação ao universo da música electrónica.
E no âmbito do ‘Portugal 360’ volta a acontecer o ‘Festival de Fado’. Se em 2018 o palco foi de Raquel Tavares e Ana Moura, este ano será de Carminho e António Zambujo.
Em 2018, o ‘Portugal 360’ levou cerca de 18 mil pessoas à Cidade das Artes, e este ano volta a oferecer uma programação gratuita que inclui palestras, workshops, cursos e outras atividades em diversos âmbitos, como turismo, cultura, gastronomia, empreendedorismo, setor imobiliário, negócios, desporto, educação, informações sobre investir e viver em Portugal, cidadania e informações consulares.
Vão ser apresentados novos destinos de viagens ao país e programas de ensino das universidades portuguesas.
Em breve, toda a programação e as inscrições estarão disponíveis em www.portugal360.com.br
O “Portugal 360” é uma iniciativa conjunta do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e do Turismo de Portugal com a Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro e o apoio do Instituto Camões, da Aicep Portugal Global e da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria.
Foto: Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro
Fonte: Mundo Português