Os 150 novos centros de vacinação rápida contra a Covid-19 abrem em maio
Os prazos foram revelados pelo coordenador da task force do plano de vacinação aos deputados.
A 11 de abril já poderão estar praticamente prontos. Mas é no início de maio que os 150 novos centros de vacinação rápida, distribuídos pelo País, estarão prontos a operar. A garantia foi dada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, o coordenador da task force do plano de vacinação contra a Covid-19, na comissão parlamentar de Saúde desta quarta-feira, 31 de março.
Ao todo calcula-se que estes centros envolveram um total de cerca de 2.500 enfermeiros, 400 médicos e 2.300 assistentes, estando ainda a ser definidas as formas de contratação. A maioria serão de elementos do Serviço Nacional de Saúde.
Henrique Gouveia e Melo, como destaca a TVI24, salientou ainda que está previsto que os grupos prioritários, onde se incluem as pessoas com mais de oitenta anos e com mais de 50 anos com comorbilidades, estarão vacinadas até 11 de abril. “Naturalmente, poderão ficar pequenas bolsas que não conseguimos contactar, mas a grande maioria desta comunidade, que tem a ver com salvar vidas, estará fechada até 11 de abril.”
Desde o início da pandemia já se registaram em Portugal 16.848 mortes associadas à Covid-19. Houve ainda um total de 821.722 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Fonte: Nit