Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Oliveira de Azeméis promove Mercado à Moda Antiga e recupera tradição dos espantalhos - SouPortugal
Cultura

Oliveira de Azeméis promove Mercado à Moda Antiga e recupera tradição dos espantalhos

O Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis, em que 2.000 figurantes recriam práticas comerciais de finais do século XIX, decorre sábado e domingo, numa iniciativa que também aposta em recuperar a tradição dos espantalhos.

A 22.ª edição do evento envolve 87 associações, escolas e coletividades do concelho, que transformam o centro da cidade num espaço pedonal com tabernas, bancas de venda de hortícolas, oficinas de artesãos e várias outras propostas que recuperam práticas e saberes do mercado que realizava na Praça dos Vales na viragem do século XIX para o século XX.

Este ano, mantém-se o registo das anteriores edições da iniciativa, com o seu programa paralelo de música popular, jogos tradicionais e danças e cantares regionais, mas uma das novidades é que um espanta-pássaros com cinco metros de altura será instalado no jardim da Praça José da Costa, em antecipação à estreia local do Festival de Espantalhos de Portugal, que arrancará a 1 de junho.

“O Mercado à Moda Antiga é o primeiro passo para alavancar um processo que volte a identificar Oliveira de Azeméis como uma terra ligada aos espantalhos”, explica o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge Ferreira.

Em 2010 este concelho do distrito de Aveiro bateu o recorde do Guiness ao concentrar 1.113 espanta-pássaros na freguesia de Macinhata da Seixa, num evento entretanto extinto, e o autarca quer agora “reativar essa tradição”, pelo que as associações que participam no Mercado foram convidadas a incluir essas figuras na decoração dos seus espaços.

A outra marca distintiva da edição de 2018 é que todos os suportes gráficos relativos à comunicação do evento exibem fotos com bombeiros das duas corporações locais de voluntários, nomeadamente a de Oliveira de Azeméis e a de Fajões.

As sessões fotográficas envolveram fardas antigas e também veículos de combate a incêndio que há décadas deixaram de operar no terreno, mas se mantêm como relíquias das corporações.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Luzes Cabral, a aposta nos bombeiros como protagonistas dos cartazes do Mercado “é um reconhecimento pelo seu papel fundamental na defesa das populações e pelo enorme esforço que demonstraram no combate aos trágicos incêndios do último verão, quer salvando pessoas, quer salvando património e meio ambiente”.

 

Fotografia site CM Oliveira de Azeméis

Fonte: Mundo Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *