O presidente português estará a 10 de junho em São Paulo e a 11 de junho no Rio de Janeiro, junto da comunidade lusa
Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro | Marcelo comemora Dia de Portugal no Brasil
“Não há convites a autoridades”, declarou o chefe de Estado português, admitindo, todavia, que nas comemorações que terão lugar em São Paulo e no Rio de Janeiro poderão acabar por aparecer altos responsáveis políticos brasileiros, dado o bom relacionamento entre os dois países.
O 10 de Junho no Brasil, afirmou, será “uma celebração de portugueses com portugueses”. O Presidente da República notou que, estando num país estrangeiro, as autoridades poderão sempre aparecer, e isso ele e o primeiro-ministro, António Costa, “terão de levar em conta”.
Marcelo Rebelo de Sousa decidiu fazer este ano do Brasil um dos palcos das comemorações oficiais do 10 de junho, tal como havia sucedido no ano passado, quando o Presidente da República levou para Paris (França) parte das cerimónias oficiais, num sinal de aproximação do chefe de Estado aos portugueses da diáspora.
Este ano Marcelo começará as comemorações a 9 de junho na cidade do Porto, viajando a 10 de junho para São Paulo, onde terá, à noite, um encontro com a comunidade portuguesa, no Teatro Municipal. A 11 de junho o presidente luso segue para o Rio de Janeiro, onde visitará às 14h o navio Sagres. No Rio Marcelo também passará pelo Real Gabinete Português de Leitura e irá ainda encontrar-se com a comunidade portuguesa no Consulado Geral, no Palácio de São Clemente.
Comemorações também na Bahia
Fora do radar de Marcelo Rebelo de Sousa, também a cidade de Salvador irá assinalar o Dia de Portugal, com um conjunto de iniciativas que decorrerão ao longo das próximas três semanas, começando já a 9 de junho no Gabinete Português de Leitura, no bairro da Piedade, na capital da Bahia.
Na sexta-feira será apresentado o filme “Suspiros de um Trovador”, sobre a vida do poeta cordelista Rodolfo Coelho Cavalcante. Às 10:20h, haverá um recital com a Caravana do Cordel de Feira de Santana, chefiada pelo poeta Franklin Maxado. O recital trará declamadores, contadores de “causos”, repentistas e forrozeiros.
Às 15h, acontecerá a palestra “O Quinto Império de Vieira: Uma Utopia Criadora”, apresentada por António Abreu Freire. Natural da Murtosa, o professor, escritor e navegador é também doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Paris e em Física pela Universidade Laval, do Québec, Canadá. O evento é aberto ao público e terá entrada gratuita.
Fonte: África 21 Digital