fbpx
Gastronomia

O pão que pode comer sem ter medo de engordar

É comum ouvirmos alguém dizer que o pão engorda, mas na verdade ele é benéfico — tem hidratos de carbono complexos e tira-nos a fome a curto prazo. Além disso, é um alimento que faz parte da mesa de qualquer pessoa e em qualquer altura do ano. Ainda assim, há outra verdade inegável:  alguma receitas são melhores do que outras.

O problema está quase sempre no tipo de farinha, os ingredientes que são adicionados e a quantidade de pão que comemos por dia. Se o fizer em casa, muitos destes temas desaparecem imediatamente.

O pão sugerido à NiT pela nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“, é feito com farinha de espelta e, por isso, é uma boa opção para quem está a tentar perder ou manter o peso.

“Com esta farinha consegue-se um pão muito saboroso e saciante, uma vez que é um ingrediente muito rico em fibra, bem como os restantes”, diz. Tome nota da receita.

Ingredientes:

— 350 gramas de farinha de espelta integral;
— 150 granas de farinha de aveia integral;
— 30 gramas de fibra de chia;
— 30 gramas de sementes de linhaça moídas;
— Duas colheres de chá de sal;
— 40 gramas de azeite;
— 20 gramas de fermento padeiro;
— 250 mililitros de água;
— Flocos de aveia e sementes chia para decorar (a gosto).

Modo de preparação:

Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos e ligue na opção “espiga” ou amasse todos os ingredientes à mão. Depois, coloque a massa numa forma de “bolo inglês” e passe para um local morno durante 30 minutos ou até dobrar o volume.

Entretanto, deve levar para o forno pré-aquecido a 250 graus durante 10 minutos. Baixe a temperatura para 200 e deixe ficar durante mais 30 minutos. Já está? Retire do forno, deixe arrefecer e corte às fatias.

Dica da nutricionista: “Pode colocar um pirex com água quente dentro do forno, por baixo do tabuleiro onde está o pão, fazendo com que este fique mais estaladiço.”

 

Fonte: Nit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *