O novo museu Berardo abre em Lisboa este sábado
A entrada é gratuita até ao final de maio. O espaço dedicado à Arte Nova e Arte Deco vai contar com um jardim com esplanada.
O edifício no número 28 da Rua 1.º de Maio, em Lisboa, foi construído na primeira metade do século XVIII. Foi a casa de verão do Marquês de Abrantes, mais tarde o imóvel foi adquirido e ampliado pela família de António Flores (um dos pioneiros da neurologia em Portugal) e foi ainda a morada de um cônsul russo.
Agora, é o Berardo — Museu Arte Deco (B-MAD), o novo museu do empresário e colecionador português Joe Berardo. O espaço na zona de Alcântara vai ser inaugurado esta sexta-feira, 23 de abril, e abre ao público a partir de sábado, dia 24.
Até ao final de maio, tem entrada gratuita — e ainda não se sabe quanto vão custar os bilhetes depois disso. Numa fase inicial, as visitas vão ser feitas em grupos de, no máximo, dez pessoas, que serão acompanhadas por um guia. A receção, que acolhe os visitantes, é ao mesmo tempo uma loja, onde é possível comprar os vinhos das marcas de Joe Berardo, como os da Quinta da Bacalhôa.
Foto: Inês Gomes Lourenço
Fonte: Nit