Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
O estranho mundo de Tim Burton no Museu da Marioneta, em Lisboa - SouPortugal
Cultura

O estranho mundo de Tim Burton no Museu da Marioneta, em Lisboa

O Museu da Marioneta já reabriu, com a exposição temporária “Tim Burton – As Marionetas de Animação”. Há marionetas, desenhos, maquetas e adereços para ver, agora, até 4 de outubro

Emocionam-nos como se fossem atores de carne e osso, mas são marionetas animadas por uma infinidade de mecanismos, escondidos no interior. Quando nos sentamos na sala de cinema e nos deixamos transportar pela magia, esquecemo-nos, tantas vezes, do trabalho que está por detrás de uma produção de animação em stop-motion.

A exposição Tim Burton – As Marionetas de Animação, que a Monstra – Festival de Animação de Lisboa e o Museu da Marioneta trazem a Portugal, é uma homenagem não só ao génio de um dos mais importantes realizadores desse género cinematográfico, mas também ao processo que dá vida a complexas marionetas. “Tentámos não limitar a exposição a desenhos e esboços de Tim Burton. Interessa-nos muito o lado físico e mais fotográfico do processo de produção”, revela Fernando Galrito, diretor artístico da Monstra.

Em Lisboa, podem ver-se, até 4 de outubro, 22 marionetas produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders, entre elas Victoria, a prometida de Victor em A Noiva Cadáver, presente em duas versões: uma vestida e outra despida, com todos os mecanismos à vista, para que se possa perceber o extraordinário trabalho de relojoaria que dá expressão, sentimentos e vida à personagem.

Foto: Luís Barra

Dividida em dois espaços do museu, a exposição é complementada por desenhos originais de Tim Burton, armaduras, maquetas, adereços, esboços e pesquisas gráficas da produtora Mackinnon & Saunders. O ambiente gótico é conseguido através de interpretações minimalistas dos cenários de A Noiva CadáverFrankenweenie e também do mais colorido Marte Ataca!, transportando os visitantes para o mundo encantado de Tim Burton.A entrada no museu é limitada a um número máximo de 10 visitantes;

Para a reabertura do museu foram definidas uma série de condições de acesso, devido à pandemia. A entrada no museu é limitada a um número máximo de 10 visitantes e o uso de máscara é obrigatório durante a visita. Também a exposição temporária Tim Burton – As Marionetas de Animação tem uma lotação de 5 visitantes.

Estão a ser feitas alterações na exposição permanente, de forma a incluir as máscaras ibero-americanas da coleção de Francisco Capelo no percurso expositivo. A abertura total do Museu da Marioneta está prevista para esta terça, 2 de junho.

Tim Burton – As Marionetas de Animação > Museu da Marioneta > Convento das Bernardas > R. da Esperança, 146, Lisboa > T. 21 394 2810 > até 4 out, ter-dom 11h-17h (última entrada 16h30) > €2, grátis até 5 anos.

 

Fotos: Luís Barra

Fonte: Visão 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *