Município de Braga apela à protecção dos animais de estimação

A pensar nos profissionais de saúde e nos Bracarenses que se encontram infectados com a COVID-19 e no sentido de evitar o abandono de animais de estimação, o Município de Braga estabeleceu uma parceria com a Nortdog – Academia Canina de Braga e com a Clínica Veterinária de Adaúfe para acolhimento de animais (cães e gatos).

A Nortdog irá disponibilizar 25 boxes, quanto a Clínica de Veterinária de Adaúfe irá alojar e cuidar de 4/5 animais.

O Município de Braga recorda que não existem evidências científicas de que os animais de companhia, como cães e gatos, sejam infetados pelo novo coronavírus ou possam ser portadores da doença. Por isso, a Autarquia apela a todos para que não abandonem os animais de estimação.

Os detentores de animais de companhia poderão continuar a fazer passeios curtos e o mais próximo possível do local de residência e, apenas em casos de urgência, deslocar-se ao médico veterinário. Devem, contudo, ligar antecipadamente a marcar a consulta.

Os passeios devem ser sempre feitos num local mais isolado, sempre próximo da sua residência, fora dos grandes aglomerados de pessoas, evitando contacto com outros animais.

Mantenha a higiene social recolhendo os dejetos do seu cão e colocando-os no lixo, com um cuidado extra para si e para os demais.

Lave as patas do seu animal ao chegar a casa usando água e sabão neutro, tendo o cuidado de as secar devidamente. Lave as suas mãos de seguida.

Se tiver a COVID-19 ou um fizer parte de um grupo de risco, deverá pedir a um familiar ou serviço especializado que faça o passeio por si.

 

Fonte: Câmara Municipal de Braga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *