fbpx
Tecnologia

Internet gratuita chega a quatro aldeias

As populações de quatro freguesias da serra d’Arga, Caminha, ficam ligadas à Internet tal como previa um dos projetos vencedores, em 2015, da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) daquele concelho. Segundo a Câmara de Caminha, “a rede móvel 3G e wi-fi para as freguesias das Argas e Dem é um projeto orçado em 40 mil euros e envolve a criação de rede Internet para todos na área da União de Freguesias”. A ligação daquela a rede wi-fi até às aldeias isoladas das Argas e Dem, foi o quarto projeto mais votado pela população na edição 2015 do OP de Caminha. Para o município de Caminha, no distrito do Viana do Castelo, trata-se de “uma importante melhoria para as freguesias da serra, por acabar com o isolamento em termos de comunicações, e por abrir, em simultâneo, novas possibilidades às populações daquela zona do concelho”.

Segundo a Câmara de Caminha, “as populações das quatro freguesias, assim como os visitantes, ficam agora ligados à Internet, em boas condições, o que inclui o acesso wi-fi, mas também uma melhor cobertura que permite não só navegar na rede como realizar chamadas de voz em sítios onde isso antes não era possível”. A concretização do projeto “Rede Wi-fi para as freguesias das Argas (Baixo, Cima e S. João) e Dem” é assinalada hoje, às 15:00, pela secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

Além daquele projeto, o primeiro OP escolheu ainda as propostas de recuperação do espaço envolvente ao dólmen da Barrosa, em Vila Praia de Âncora, obra iniciada a semana passada, a adaptação do centro cultural de Gondar em Unidade de Apoio Domiciliário (Gondar) e a reparação do Cais da Rua e colocação de guindaste para as embarcações dos pescadores daquela vila. A verba contemplada no OP de Caminha corresponde ao montante de IRS que a Câmara prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano. No OP deste ano a população escolheu três projetos, a valorização do cais dos pescadores, a beneficiação de um jardim-de-infância e recuperação do Monte Calvário e que estão orçados em 195 mil euros.

Fonte: CM Jornal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *