fbpx
Eventos

Galeria Underdogs faz quatro anos e celebra no Príncipe Real

Com as obras de renovação a decorrer na galeria em Marvila, a Underdogs apresenta-se até 28 de maio na Praça do Príncipe Real, em Lisboa, com uma exposição coletiva que faz um balanço de quatro anos de atividade

Um programa de arte pública, com pinturas nas paredes da cidade, exposições dentro de portas, num antigo armazém em Marvila recuperado e transformado em galeria, e a produção de edições artísticas originais. Assim nasceu há quatro anos a Underdogs, a plataforma criada por Alexandre Farto (Vhils) e Pauline Foessel. O ano era 2013, mas bem vistas as coisas tudo tinha começado em 2010, com a exposição coletiva organizada na galeria Vera Cortês, em Alvalade, com trabalhos de MaisMenos±, Adres, Kuska, Mar, Obey, Ram, Smart Bastard, Shiza, Tosco e de Vhils.

Quatro anos volvidos, os artistas são outros e muitos mais na exposição que até 28 de maio, e enquanto decorrem as obras na galeria em Marvila, ocupa um palacete na Praça do Príncipe Real. Os portugueses MaisMenos±, Add Fuel, AkaCorleone, André da Loba, Estúdio Pedrita, Francisco Vidal, Maria Imaginário e Wasted Rita. A que se juntam o espanhol Okuda San Miguel, o francês Olivier Kosta-Théfaine, o brasileiro Finok, o alemão Clemens Behr, o coletivo Cyrcle e o argentino Felipe Pantone. Todos artistas que tiveram exposições individuais na Galeria Underdogs, nos últimos anos.

Em paralelo, e em jeito de balanço dos anos de atividade da plataforma nas suas três prinicipais áreas de atuação (Galeria, Programa de Arte Pública e Edições), foi editado o livro Underdogs, de Pauline Foessel e Miguel Moore, com desenho gráfico de João M. Machado.

A reabertura da galeria no número 56 da rua Fernando Palha está marcada para 16 de junho, com a exposição do australiano Anthony Lister, que começou o seu percurso artístico a pintar paredes na cidade de Brisbane e se estreia na Underdogs e em Portugal. Depois, em julho, segue-se Shepard Fairey, artista urbano e designer gráfico que vive e trabalha em Los Angeles, conhecido pelo retrato de Barack Obama (Obama Hope), a vermelho, branco e azul, espalhado pelos Estados Unidos em formato de cartaz durante a campanha das eleições presidenciais de 2008.

Underdogs Gallery | Príncipe Real > Pç. do Príncipe Real, 18, Lisboa > até 28 mai, ter-dom 11h-20h > grátis

 

Fonte: Visão Sete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *