Festival do Caracol está de volta às esplanadas de Castro Marim
O Festival do Caracol está de regresso às esplanadas de cafés e restaurantes do concelho de Castro Marim, no Algarve, entre os dias 1 e 31 de julho.
A chegada do verão é sinónimo de Festival do Caracol em Castro Marim. A iniciativa está de volta ao concelho algarvio durante todo o mês de junho, com a sua segunda edição “alternativa”, criada em tempos pandémicos para dar continuidade ao Festival Internacional do Caracol. Pelas esplanadas de doze cafés e restaurantes aderentes, espalhados pelo concelho, aposta-se entre 1 e 31 de julho neste petisco veranil que uns adoram e outros odeiam.
O Festival do Caracol, com o apoio da autarquia, vai festejar-se ao ar livre, em espaços como o Café Serafim, a Taberna Gil e Graça, o restaurante Retiro dos Caçadores, o Cantinho do Churrasco, o Velho Cavalinho Taberna Medieval ou a pastelaria Alagoa, por exemplo. A lista completa e detalhes dos espaços aderentes pode ser consultada neste link.
Este ano, o certame surge com algumas novidades. A principal é a integração de “um elemento diferenciador”, explica a autarquia no seu site: a animação musical, que ajudará a animar estas esplanadas durante o festival. Trata-se de “uma política de apoio que o município de Castro Marim tem desenvolvido com a cultura e a arte locais, que têm passado por períodos muito difíceis”.
É aconselhável que se faça reserva antecipada nestes restaurantes e cafés, onde existirão ainda elementos alusivos ao caracol. Cada esplanada, por exemplo, terá uma pequena réplica do caracol gigante que assinala, por estes dias, o festival na Praça 1º de Maio, no centro de Castro Marim.
Foto: Vasco Célio
Fonte: Evasões