fbpx
Empreendedorismo

feet it. Antes de se calçar faça um bilhete de identidade ao seu pé

Teimosia. A feet it nasceu da teimosia de um dos seus cofundadores. “Em 2012, comprei uns sapatos australianos online. Dei-me ao trabalho de ir medir o pé para ter a certeza de que vinha o tamanho certo. Mas não serviu de nada. Veio um par com as medidas completamente ao lado”, recorda André Garcês. Ficou com aquilo a remoer-lhe a cabeça. Mais tarde, numa viagem de metro, ao ver uma lata junto a uns pés, teve uma epifania, da qual nasceu a fórmula mágica da feet it: “Qualquer objeto com dimensões conhecidas pode medir outro objeto com dimensões desconhecidas”.
Devido à lucidez do momento, o projeto esteve quase para se chamar kick the can. Ficou feet it. E demorou a nascer. Foi preciso a tal teimosia da parte de André, que não descansou enquanto não arranjou uma solução para que não voltassem a ocorrer situações do género da que lhe tinha acontecido com os sapatos australianos. Falou com Miguel Vieira e Miguel Araújo, que decidiram embarcar também na iniciativa. Mais tarde, havia de se juntar ainda Rui Martins. Os quatro são os nomes e as caras por detrás do projeto.
“Qualquer objeto com dimensões conhecidas pode medir outro objeto com dimensões desconhecidas.”
Mas, afinal, o que é a feet it? “É uma aplicação mobile com uma ferramenta que permite comprar calçado online em segurança, para que qualquer utilizador, gostando de uns sapatos e não tendo a certeza de que número deve encomendar, possa medir o seu pé e consiga saber, com precisão, qual é o seu tamanho”, explica André Garcês.
A startup trabalha com várias marcas, às quais é possível comprar sapatos diretamente através da app. “Nem sempre calçamos o mesmo número. Depende muito do fabricante. No meu guarda-fatos tenho sapatos que vão do 40 ao 43. Medindo o pé com a aplicação, sabemos exatamente que números comprar nas marcas parceiras e ficamos também com as medidas corretas – com o BI do nosso pé – para encomendar também noutras lojas”, explica o cofundador. Mas as vantagens não são só para os utilizadores. As empresas com as quais a feet it tem parcerias têm igualmente a ganhar. É que não só veem os seus sapatos à venda na aplicação, como ainda têm um serviço de consultoria feito pela equipa. “Integramos a nossa tecnologia de medição nas lojas online deles. Desenhamos e adaptámos o serviço de forma exclusiva e personalizada, de acordo com o tipo de produto que vendem”, explica Miguel Araújo.
“Medindo o pé com a aplicação, sabemos exatamente que números comprar nas marcas parceiras e ficamos também com as medidas corretas – com o BI do nosso pé – para encomendar também noutras lojas.”
O trabalho com as marcas é o mais árduo, porque implica um contacto muito próximo com o parceiro. “Andamos sempre de um lado para o outro, analisamos toda a produção e os moldes dos fabricantes, para ter a certeza de que conseguimos chegar aos utilizadores finais com as medidas certas de cada sapato”, conta Miguel Vieira. Por outro lado, é também na relação com as marcas que assenta o modelo de negócio da feet it, como explica André Garcês. “Ficamos com uma margem, proporcional à venda. Quanto mais clientes comprarem através da nossa ferramenta, maior a nossa percentagem.” Quanto à aplicação, é gratuita e está disponível na loja iTunes da Apple e em breve também na Google Play.
A startup, sediada em São João da Madeira, trabalha atualmente com dez empresas portuguesas de sapatos. Em relação a utilizadores da aplicação, já são cinco mil. Um volume que consideram interessante, tendo em conta que, apesar de terem cerca de dois anos de vida, só lançaram a aplicação em março de 2016. “A feet it como ela é nasceu em 2014. Nesse ano, fomos até à Web Summit em Dublin, mas ainda só tínhamos o conceito pensado”, recorda Miguel Vieira. Dois anos depois, regressaram à conferência de tecnologia, já na edição de Lisboa. Da primeira vez, apresentaram-se como Alpha, referente a startups em fase de arranque. Agora já tiveram um expositor de Beta, para projetos um pouco maiores.
Da Web Summit trouxeram várias ideias. Nomeadamente, a de aplicarem a ferramenta a marcas com lojas físicas. “Tivemos algumas pessoas que nos abordaram, interessadas nessa possibilidade. Pouparia muito tempo, por exemplo, para o empregado não ter de ir ao armazém buscar vários números do mesmo sapato, até perceber qual é que serve. Ou para clientes indecisos, que experimentam na loja e compram depois online. Ou até mesmo para campanhas da marca. São inúmeras as possibilidades”, acredita André Garcês.
Essa poderá ser a aposta para os próximos tempos, mas não só. Com um objetivo bem definido: tornarem-se os parceiros tecnológicos das marcas e fabricantes de sapatos, a equipa da feet it quer crescer e consolidar-se. Primeiro em Portugal, com um relevante mercado de calçado. Depois, seguir pela Europa, para Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido. No longo prazo, pretendem chegar aos Estados Unidos e ao resto do mundo.
Para isso, contam ter ajuda. “Até agora, temos utilizado apenas capitais próprios. Mas como estamos a entrar numa fase em que precisamos de escalar, vamos começar à procura de investimento. Estamos em conversações com investidores de empresas de capitais de risco e pensamos em candidatarmo-nos também aos fundos do Portugal 2020.” Até porque contam também com essa ajuda para combater a concorrência. Um dos potenciais competidores diretos da feet it, uma empresa norte-americana na área do calçado, levantou recentemente junto de investidores um financiamento de 20 milhões de dólares. “Se eles entram no segmento das medições estamos tramados. Por isso é que precisamos de dinheiro. Para crescer, ir lá e dar cabo deles”, ri-se André Garcês.
Medidas. Basta uma folha branca em formato A4
Para medir o seu pé com a aplicação da feet it só precisa de uma meia e de uma folha A4 branca. O algoritmo desenvolvido pela startup utiliza as medidas da folha – uma vez que as dimensões do formato A4 são iguais e conhecidas no mundo inteiro – para chegar ao tamanho do pé do utilizador. Colocando o pé sobre a folha, basta tirar uma foto de cima e outra de lado (da parte do arco do pé) e depois a aplicação fará os cálculos para chegar às dimensões corretas de comprimento, largura e altura. A feet it considera que o rigor do seu algoritmo é a vantagem que tem sobre outras aplicações de medição. Pode guardar várias medidas de pés na aplicação: a sua e a de familiares e amigos.
Sapatos portugueses no pódio
Portugal continua na vanguarda do mercado internacional de calçado. Entre os principais produtores à escala mundial, tem o segundo maior preço médio de exportação, sendo superado apenas pela Itália.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *