Está a chegar uma festa para observar estrelas sem pagar — com ajuda da Web Summit

O evento especial “Luar de Outono” acontece quarta-feira em Lisboa, em parceria com uma startup presente na conferência.

Na noite da próxima quarta-feira, 6 de novembro, a previsão meteorológica é de céu limpo para Lisboa. A lua estará em quarto crescente e relativamente baixa no céu. A capital acolhe a Web Summit e uma das startups que veio participar no evento contribui para a festa. Todos os olhos estarão postos no céu, numa Star Party no Observatório Astronómico de Lisboa. E o melhor é que a entrada é livre.

Em quarto crescente, a lua deverá ser a rainha da noite nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, na festa Luar de Outono, que o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA1) organiza no Observatório Astronómico de Lisboa em parceria com a Unistellar. Esta é uma empresa start up que está de passagem por Lisboa no âmbito da Web Summit.

Continuando a celebrar os 100 anos da União Astronómica Internacional e os 50 anos da chegada do homem à lua, a partir das 20h30 o público poderá observar a lua e outros objetos no céu de outono com os telescópios do IA e com uma ajuda: o novo modelo de telescópio digital eVscope da Unistellar.

Quem quiser trazer os próprios equipamentos pode fazê-lo. Também poderá aproveitar para realizar várias visitas guiadas ao observatório, que também são gratuitas.

Se o tempo ajudar — e a organização acredita que sim (embora o evento esteja sujeito às condições meteorológicas) — até à meia-noite vai conseguir ver a superfície lunar em detalhe, e até mesmo tirar fotografias com telemóvel através dos telescópios do IA.

Estará também disponível para a observação de objetos do céu profundo o tal protótipo do novo telescópio digital eVscope, a ser lançado no início de 2020 pela empresa francesa.

No interior do Observatório Astronómico de Lisboa, os participantes poderão realizar viagens ao passado percorrendo este espaço do século XI. As visitas guiadas ao edifício decorrem entre as 21 horas e as 22h30, a cada meia-hora. É necessária inscrição aquando da chegada ao local, estando limitada ao número de vagas disponíveis.

Para as observações, o IA convida os participantes a trazerem os próprios binóculos, lunetas ou telescópios. A equipa estará lá sempre para auxiliar. Mas atenção: a noite deverá ser fria, por isso leve roupa quente e calçado confortável.

 

Fonte: Nit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *