Em casa: sites para viajar e conhecer Portugal através dos ecrãs
Conhecer as aldeias históricas e os trilhos da Rota Vicentina, sobrevoar a ribeira do Porto ou visitar o Museu Nacional de História Natural e da Ciência como se lá estivéssemos é possível graças à Internet, sem sair de casa e de forma gratuita.
Há websites com tours virtuais para todos os gostos, como os que permitem ver tudo em redor a partir de um ponto fixo, manipulando o ângulo da imagem; e os que são autênticas visitas guiadas, com som ambiente, narração em português ou inglês e janelas informativas. Em paralelo, disponibilizam-se também fotogalerias legendadas ao estilo dos catálogos turísticos. Eis algumas sugestões de websites que permitem viajar por Portugal através de um ecrã.
Monumentos e Museus
A plataforma Google Arts & Culture é parceira de 22 instituições portuguesas e disponibiliza, online, várias histórias editoriais, visitas virtuais e outros recursos divididos pelas categorias Pessoas, Arquitetura, Pintura e Arte. Recapitular a história da descoberta de Vasco da Gama do caminho marítimo para a Índia e admirar os azulejos expostos no museu nacional são duas das hipóteses.
Quem nunca visitou o Museu Nacional de História Natural e da Ciência pode fazê-lo virtualmente, como se lá estivesse, por meio de imagens em 360o e janelas informativas. O mesmo acontece na visita virtual ao NewsMuseum, em Sintra, com a vantagem de esta ser uma “visita conversada”. A Fundação Calouste Gulbenkian também tem uma visita virtual pelas galerias da Coleção do Fundador e da Coleção Moderna.
Visitas virtuais e aéreas
Marquês de Pombal, a quem se deve a criação da primeira região vinícola demarcada do Mundo, é a personagem que narra esta visita virtual e interativa ao Alto Douro Vinhateiro e os seus pontos de interesse, como a Igreja de Santa Marta de Penaguião e o Miradouro de São Pedro 8 Fontes.
Em matéria de vistas panorâmicas e pontos de vista de 360 graus, a Internet oferece muito que ver. No Airpano, por exemplo, pode-se viajar por Lisboa, Porto, Sintra, Palácio da Pena e Ilha de São Miguel, nos Açores; enquanto no 360cities, do português Santiago Ribas, o catálogo abrange 1222 locais de norte a sul, tanto interiores como exteriores. Entre os mais populares estão a Livraria Lello, acabada de celebrar 115 anos, e o vale do Cabril, Parque Nacional Peneda-Gerês. Já o website worldtour360 tem vistas panorâmicas aéreas (e interativas) de nove locais, como a Ponte D. Luís I, a estação de São Bento e o Cristo Rei. Calcorrear as ruas da vila de Óbidos enquanto se ouve as explicações de um guia é também possível graças a um vídeo interativo disponível no site da TravelandLeisure, que em 2016 elegeu Portugal como destino do ano.
Destinos em rede
As páginas das Aldeias Históricas de Portugal e da associação Rota Vicentina são bons pontos de partida para planear viagens e passeios. No primeiro, por exemplo, dá para ler sobre cada uma das aldeias e saber o que visitar, onde comer e onde dormir, num exercício de pesquisa acompanhado por fotografias.
Fotogalerias
Vale a pena guardar tempo para explorar as fotogalerias dos sites de turismo Visit Madeira e MédioTejo (região que abrange Tomar, Ferreira do Zêzere e outros 11 concelhos), recheados de imagens que darão vontade de viajar assim que possível.
+ no Facebook/Instagram
Portugal Romano
O realizador Raul Losada desenvolve um projeto de divulgação do património romano em Portugal, no âmbito do qual publica fotografias e vídeos sobre sítios arqueológicos, ruínas e coleções de arte no Facebook e no Instagram. @portugal.romano
Foto de capa: Orlando Almeida/GI
Fonte: Evasões