EDP Tanto Fado: o concurso que quer descobrir os novos fadistas talentosos do País
Portugal não existe sem fado – faz parte da sua cultura e das suas tradições. Porém, devido ao novo coronavírus, as casas de fados viram-se obrigadas a fechar portas e os artistas a cancelar os seus espetáculos, comprometendo a cultura deste estilo musical que se tem reinventado ao longo dos anos.
Ansiosa por ajudar a dar uma nova vida a esta característica única no nosso País, a EDP criou um novo concurso para encontrar os melhores fadistas portugueses que ainda não tinham conseguido uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. Sob o mote “Barulho que se vai cantar o fado!”, nasceu o EDP Tanto Fado, onde os participantes vão ter uma oportunidade de projeção neste meio musical. Como? O vencedor da primeira edição do concurso irá atuar no palco EDP Fado Café na próxima edição do NOS Alive e gravar um álbum com a Sony Music Portugal.
As inscrições para o concurso estão abertas desde quinta-feira, 29 de outubro, e podem ser feitas no site da EDP até 26 de novembro. Basta, para isso, fazer o upload de um tema em formato vídeo. Depois, o público poderá votar nos seus artistas favoritos até 29 de novembro.
Os semifinalistas serão anunciados no dia 2 de dezembro e são esses que devem, depois, submeter outro tema adicional para uma nova votação pelo público e júri do concurso. No fim, haverá oito finalistas a atuar ao vivo na grande final.
A fadista Carminho é a embaixadora do EDP Tanto Fado e fará parte de um workshop exclusivo com os finalistas. Irá também atuar na grande final do concurso, agendada para 20 de dezembro. O vencedor será escolhido pelo júri neste dia. À NiT, a fadista explica que se sente orgulhosa por poder inspirar a reviravolta do fado e por fazer parte deste projeto inovador.
“O fado precisa de se sentir verdadeiramente, com amor e paixão. Porém, não é fácil conseguir ter uma carreira e garantir o nosso lugar nos grandes palcos. Por isso, este concurso pareceu-me uma ótima forma de trazer uma luz a quem tem este amor. Porque quem tem amor ao fado, canta-o seja onde for e nunca vai desistir dele”.
Enquanto energia oficial da música, a EDP tem o seu percurso marcado pelo apoio a diversas iniciativas ligadas a este estilo musical distinguido como Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A marca dá nome ao palco EDP Fado Café no festival NOS Alive e associa-se várias vezes ao Festival Fado Madrid, Barcelona, Sevilha, Perú, Lima, Rio de Janeiro e São Paulo. O EDP Tanto Fado conta com o apoio da Everything is New, da Sony Music e do Museu do Fado.
“A criação do concurso EDP Tanto Fado vem reforçar a estratégia de apoio à música e à cultura portuguesa, dois pilares estratégicos da marca EDP, e surge numa altura em que estas iniciativas são cada vez mais importantes para este setor. Queremos mais uma vez dar voz e palco a novos talentos nacionais, desta vez, na área do fado”, explica Teresa Loreto, diretora de marca da EDP.
Fonte: Nit