fbpx
Tecnologia

Capital de risco pública investe em startup com solução geográfica para empresas

Imagine que trabalha num banco. E num mapa consegue ver onde estão os seus balcões, onde estão os da concorrência e onde estão as pessoas com um perfil para serem clientes. E nessa mesma solução pode “explorar e fazer um conjunto de operações em cima do mapa para retirar conhecimento”. Este é o exemplo que Miguel Marques, CEO, professor e especialista em sistemas de informação geográfica, dá para explicar o que pode ser feito com a solução da Mapidea.

A Mapidea é a aposta mais recente da Portugal Ventures. A sociedade pública de capital de risco investiu 250 mil euros nesta startup que tem uma solução geográfica para empresas. “Hoje em dia, nem todas as empresas usam mapas para tomar decisões. O que fizemos foi uma aplicação que muito simples que permite que as pessoas de negócio vejam os seus dados em mapa”, acrescenta ao Negócios.

Esta solução não é totalmente nova. O que a distingue é que simplificam a realidade. “Não fomos nós que inventámos isto, mas o que fazemos é simplificar esta realidade dos sistemas de informação geográfica”. Os sistemas de informação geográfica “tradicionalmente são muito pesados, são softwares com muitos botões e as pessoas têm de ter formação para utilizar. E o que nós fizemos é uma solução que permite às pessoas de marketing, de vendas, directores e analistas” terem uma forma mais simples de verem os dados.

Continuar a ler

Nascida em 2014 pela mão de Miguel Marques e Eduardo Ramos, a empresa está incubada na Startup Lisboa e tem clientes em Portugal como a Vodafone, a Domino’s Pizza Portugal e a Tabaqueira.

Com este investimento, considerado como “vital” por Miguel Marques, a empresa vai aumentar a equipa de quatro pessoas. “Vai permitir-nos aumentar a forma como conquistamos mais clientes. Vai nos permitir criar a equipa de marketing e de vendas. Temos duas estratégias: novos clientes mas principalmente criar uma rede de parceiros internacionais”, salienta.
Celso Guedes de Carvalho, Presidente Executivo da Portugal Ventures, defende que esta startup “democratizou o acesso aos sistemas de informação geográfica e tornou simples uma ferramenta complexa e dispendiosa, que ocupa tempo e recursos em muitas empresas”.
Por sua vez, o líder da Startup Lisboa, Miguel Fontes, refere, em comunicado, que “Mapidea usa uma tecnologia altamente inovadora, criando soluções de análise geográfica que permitem combinar a localização com dados de negócio, optimizando todo o processo de tomada de decisão”.

 

Fonte: Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *