Belmonte: vem aí a Festa das Luzes (com animação gratuita)

A vila e aldeia história de Belmonte despede-se de 2019 com a Festa das Luzes, que se realiza entre 27 e 30 de dezembro. Neste que é o último fim de semana do ano há música, oficinas e degustações. A entrada é livre.

O evento, o último do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa 2019”, é promovido pela associação de desenvolvimento turístico Aldeias Históricas de Portugal, com organização do município, e visa celebrar a cultura e as tradições de Belmonte, que acolheu das maiores comunidades de judeus sefarditas de Portugal.

Daí a comemoração da Festa das Luzes, ou “Hanukkah”, em hebraico, que marca a libertação e purificação do Templo de Jerusalém e a revolta contra os selêucidas liderada por Matatias Macabeu e os seus cinco filhos, como descrito no Antigo Testamento: “Após a libertação do Templo, verificou-se que só havia azeite suficiente para manter a chama eterna acesa por mais um dia. Contudo, a chama ardeu durante oito dias, o tempo necessário para se fazer e consagrar mais azeite para o Templo.”

O programa, de acesso livre, engloba desde concertos até visitas temáticas e mostras de produtos regionais, sempre com a luz como fio condutor.

 

 

Fotografias: DR

Fonte: Evasões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *