Banda Ayom no Festival independente Bairro em Festa
“Cancelar não era uma hipótese. Transformar é o caminho,” é o mote da edição deste ano do evento Bairro em Festa, que este ano leva concertos, espetáculos, exposições, cinema, debates e gastronomia aos bairros do Intendente, Pena, Anjos e Arroios, fazendo da Avenida Almirante Reis “a coluna vertebral” de um território. Tudo com entrada livre, mas, evidentemente, com lotações muito limitadas.
O palco principal passa para o Quartel da GNR, ao Largo Cabeço da Bola. A 20 de agosto, chega a participação de Pedro Salvador e Madalena Victorino com Companhia Limitada: o Concerto. Na sexta 21, é a vez de Filipe Sambado que passa o testemunho a António Zambujo e Jon Luz que sobem ao palco no Sábado, dia 22, com Do Fado à Morna. O encerramento, no domingo 23, fica a cargo de Ayom.
A banda Ayom que está baseada na Espanha começou a turnê se apresentando em algumas cidades europeias e estará em uma única apresentação em Lisboa, no dia 23 de Agosto, no Festival do Intendentes para divulgação do sigle que foi lançado recentemente em 30 de julho, em todas as plataformas digitais e o álbum será lançado em 23 de outubro pelo Selos Amplifica Records (Brasil) e Flowfish (Europa).
Ayom é uma banda cosmopolita e multicultutal, liderada pela cantora, compositora e percussinista brasileira Jabu Morales, a banda lançou o single “Ayom Manifesto” nas plataformas digitais com uma ótima repercurssão, o lançamento foi feito simultaneamente no Brasil e Europa para celebrar essa retomada do cenário musical, a banda vem com muito swing, astral, melodia e muita energia composta pela pluraridade de seus integrantes: de Angola, Brasil, Grécia, Espanha e Itália, eles voltam aos palcos para apresentações pontuais, trazendo um repertório lindo diversificado e com muita identidade, Ayom Manifesto traz como tema imigração, liberdade e poesia embalados nos ritmos de biguine das Antilhas Francesa.
O Álbum que será lançando em 23 de outubro foi gravado durante um período intenso de 2 semanas em 2019, em uma casa de campo de um produtor de vinho português, ao sul de Lisboa, traz canções em crioulo francês e em português do Brasil, faixas que estão essencialmente enraizadas na música folclórica de Angola, Cabo Verde e, claro, do Brasil. O som da banda pode ser atribuído às culturas afro-brasileiras ou afro-portuguesas e à música do carimbó, samba de roda, cumbia, baião, funaná, semba e muito mais.
O acordeão, tocado pelo italiano Alberto Becucci, é um som único e essencial para Ayom, pois dá um sabor europeu particularmente interessante, pois foi um instrumento trazido pelos colonizadores portugueses e considerado uma influência cultural.
Ayom são:
Jabu Morales: voz e percussão // Alberto Becucci: acordeão // Timóteo Grignani: percussão // Walter Martins: percussão // Ricardo Quinteria: violão e baixo
Veja mais em:
YOUTUBE – AYOM VIDEOCLIPE LINK
https://www.facebook.com/ayommusic.es
https://www.instagram.com/ayommusic/