Assembleia de Lisboa quer transportes grátis para jovens, idosos e desempregados
A proposta deverá ser discutida e votada por Carlos Moedas, que já tinha mostrado interesse na redução do preço dos passes.
Lisboa prepara-se para mais um medida de incentivo à utilização dos transportes públicos. Depois de uma moção no final de março que propunha a alteração do preço dos passes, o objetivo é fazer com que a sua utilização seja isenta de custos para determinados grupos de utilizadores. A recomendação foi feita na Assembleia Municipal e passa por disponibilizar o acesso gratuito de jovens, desempregados e idosos aos meios de transporte na autarquia.
A proposta de criação de um programa municipal de mobilidade sem custos para os munícipes foi apresentada pelo Bloco de Esquerda e contou com votos contra de quase todos os partidos representados. Já na votação ponto a ponto do projeto apresentado foi aprovado quem deveria beneficiar de tal medida.
Segundo a agência Lusa, aqui citada pelo “Notícias ao Minuto”, a Assembleia recomenda que os transportes sejam de utilização gratuita para jovens até aos 24 anos, pessoas com mais de 64 anos e ainda para desempregados inscritos no IEFP. Também pessoas com deficiência motora, física com grau igual ou superior a 60 por cento terão acesso gratuito.
Fonte: Nit