fbpx
Turismo

Passeio verde: novos passadiços do Cerro da Candosa entre fragas, as Portas do Ceira e os desportos radicais

Inaugurados recentemente, registam enchentes ao fim de semana, devido às desafogadas vistas que proporcionam. Vão ser palco do primeiro Festival Internacional de equilibrismo em cima de cordas.

São pequenos, com apenas 600 metros de extensão e 450 degraus, mas proporcionam uma vista panorâmica para toda a freguesia, e rodeiam as fragas quartzíticas onde se ergue a Capela da Senhora da Candosa, que integram a crista que atravessa a região e se estende entre os Penedos de Góis e a Serra do Buçaco. A ideia de construir estes passadiços chamados Passadiços do Cerro da Candosa, partiu da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira, no concelho de Góis e surgiu depois dos grandes incêndios de outubro de 2017. Foi a forma encontrada de revitalizar esta zona do centro de Portugal.

Passadiços do Cerro da Candosa

Passadiços do Cerro da Candosa – foto: Henrique Alvarinha

 

Os passadiços atravessam um desfiladeiro rochoso, que termina num canhão fluvial, conhecido por o Cabril ou Portas do Ceira, local onde o rio Ceira, afluente do Mondego, aparenta ter furado transversalmente uma crista rochosa. Custaram 168 mil euros, suportados pela Junta de FreguesiaCooperativa Social e Agro-Florestal Vila Nova do Ceira e Câmara Municipal de Góis, mas Alberto Machado, presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Ceira considera todo o dinheiro bem gasto, uma vez que “são aos milhares os visitantes que passam, em especial ao fim de semana pelos passadiços”.

 

Passadiços do Cerro da Candosa

Passadiços do Cerro da Candosa

 

Mas esta é apenas a primeira fase de um projeto mais vasto, que inclui a abertura de um espaço de restauração, piscinas ao ar livre, casas de banho e seis bungalows. Junta-se a este projeto a requalificação de um hotel, de três estrelas, para potenciar visitas mais prolongadas. A finalização das obras está prevista para antes do verão.

Alberto Machado pensa que existem muitas potencialidades para este local, como a realização de desportos radicais, como o rapel ou a escalada. Aliás, de 6 a 12 de junho, os Passadiços do Cerro da Candosa vão receber o primeiro Festival Internacional de Slacklines, ou seja, equilibrismo em cima de cordas, com a participação de cerca de 200 participantes, 90% dos quais estrangeiros. Vão ser montadas 15 cordas de diversos tamanhos, algumas com largura de 2,5 centímetros, permitindo aos visitantes assistir ao longo de todo o percurso dos passadiços.

 

Passadiços do Cerro da Candosa Passadiços do Cerro da Candosa

 

 

 

Fonte: Boa Cama Boa Mesa

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *