Antigo café «A Brasileira» renasce em Setúbal ao sabor do moscatel

O Moscatel de Setúbal Experience, que já existe na Praça do Bocage, vai expandir-se para o prédio do lado recuperando o espaço onde funcionou o emblemático café setubalense A Brasileira.

Vasco Alves mostra-se entusiasmado com a abertura do novo Moscatel de Setúbal Experience, prevista para muito breve, segundo revelou à revista Evasões. O novo espaço vai funcionar no prédio ao lado da atual morada da marca e promete recuperar um pouco do que foi o emblemático café A Brasileira.

Este café, que segundo o empresário e chef de cozinha setubalense só existia «em cidades ricas», como Lisboa ou Braga, funcionou durante décadas na baixa setubalense, pelo menos até ao início dos anos 1990. Era o tempo em que ainda se podia circular de automóvel na Praça do Bocage, em cujas árvores os pássaros pernoitavam, podendo-se estar na esplanada a ouvir o seu chilrear.

Esta é a atual esplanada do quiosque dedicado ao moscatel. (Fotografia de Orlando Almeida/GI)

Foram vários os inquilinos que ocuparam aquele espaço comercial de 140 metros quadrados: o último foi uma loja de venda de sofás. Agora, está quase tudo pronto para o Moscatel de Setúbal Experience se expandir da pequena box preta onde abriu em 2014 – no lugar da antiga Tabacaria Bocage – para as portas do lado.

O projeto ficou a cargo do arquiteto que trabalha com Vasco Alves desde o início, responsável pela decoração do restaurante De Pedra e Sal, no Largo da Ribeira Velha, e do hostel que funciona nos pisos de cima desse prédio recuperado do século XVIII. A ideia, no novo espaço, foi recuperar um pouco do charme d’ A Brasileira.

No interior destaca-se a presença de vários balcões e de largas dezenas de garrafas de moscatel dispostas em prateleiras nas paredes – afinal, no Moscatel de Setúbal Experience, tudo gira à volta desse produto nobre da região de Setúbal. A ementa vai ser a mesma que os setubalenses e turistas já conhecem, mas com novidades.

É assim que vai ficar o interior do novo espaço da marca. (Imagem: DR)

Para comer, além dos petiscos já conhecidos – nos quais se destaca a bifana com molho de moscatel – vai haver um novo bife com molho de moscatel, uma massa de frango e rúcula, saladas e uma nova sandes de choco frito. No copo, as novidades chegam na forma de cocktails elaborados com moscatel pelo chef de bar Flávio Leandro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Outra das razões por que o novo Moscatel de Setúbal Experience deverá dar que falar será a decoração exterior, em preto, que ligará o novo espaço ao que já existe, enquadrando toda uma nova esplanada com vista para o coração da baixa comercial setubalense.

 

Fonte: Evasões

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *