fbpx
Turismo

Alcobaça: viver bem para receber bem

Uma das qualidades internacionalmente reconhecidas dos portugueses é a sua hospitalidade. Graças ao interesse suscitado, por exemplo, pelo enorme valor histórico, cultural e patrimonial do Mosteiro de Alcobaça, ou pela beleza paisagística e estival da baía de São Martinho do Porto, o concelho de Alcobaça  foi sempre um ponto de paragem para milhares de visitantes de diversas proveniências.

O Turismo é um eixo estratégico do concelho que se manifesta com naturalidade e muito tem sido feito, nos últimos anos, no sentido de reforçar a aposta neste setor essencial da economia local e nacional.

Todavia, este investimento tem, no reforço da qualidade de vida do concelho de Alcobaça, o seu fundamento primordial e o seu objetivo final. O Município de Alcobaça serve sobretudo os interesses dos munícipes e centra a sua ação e os seus recursos para os satisfazer de forma progressiva e sustentada. Esta mentalidade conduz e baliza toda a ação promocional das mais valias do concelho.

O Mosteiro de Coz é disso um excelente exemplo. Este mosteiro cisterciense feminino é uma verdadeira pérola patrimonial do concelho que tem o seu processo de elevação a Monumento Nacional bem encaminhado depois de anos de insistência e de investimento por parte da Câmara Municipal. A reabertura das suas portas foi feita sob a alçada do projeto COZ’ARTE, uma iniciativa de empreendedorismo social promovida pela Câmara Municipal e pelo Centro de Bem Estar Social de Coz, que procura recuperar a ancestral tradição do trabalho do junco para produzir cestas e outros objetos utilitários e decorativos. Este é uma medida de fomento do turismo implementado numa lógica intergeracional com vista à reintegração social e ao reforço da economia local.

Conhecer a natureza

“A visão estratégica da autarquia para a gestão turística do concelho assenta nos valores da sustentabilidade, da valorização do ambiente e na formação cívica. Temos um património ambiental e cultural que devemos valorizar aproveitando o turismo que tem aumentado na região mas envolvendo sempre a comunidade local e as escolas”, explica o Presidente da Câmara Municipal Paulo Inácio.

O chamado turismo escolar é também um eixo prioritário da Câmara Municipal. O Mosteiro de Alcobaça uma referência incontornável da História de Portugal tem usufruído de visitas regulares por parte das escolas de todo o país. No sentido de promover e reforçar esse fluxo de visitas, o Município tem desenvolvido diversas ações.

Desde logo, a inclusão de duas estufas biológicas no futuro Parque Verde da cidade serão um motivo de interesse suplementar para a comunidade escolar dado o seu intuito pedagógico e didático. As estufas serão uma boa oportunidade para os estudantes locais e nacionais poderem experienciar “in loco” o imenso universo científico da botânica e da biologia. Deste modo, a autarquia pretende fomentar na mentalidade dos jovens a importância da valorização do património natural e ambiental, de resto,  outra das mais valias do concelho de Alcobaça e um dos pilares fundamentais da sua qualidade de vida.

Em 2017 celebrou-se o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, durante o qual a Câmara organizou diversos percursos interpretativos pelos principais locais de interesse cultural e turístico do concelho. Centenas de participantes puderam conhecer de perto a Lagoa de Pataias, a Mata Nacional do Vimeiro, a biodiversidade presente na cidade de Alcobaça, o litoral norte e sul do concelho, o sopé da Serra dos Candeeiros, entre outros. Conhecer, interpretar e estimar para assim legar o que nos foi legado foi o cerne desta iniciativa que também valorizou a riqueza patrimonial do concelho de Alcobaça.

Cultura e Indústria

Se há setor onde o Município de Alcobaça dá cartas é na produção de eventos culturais de excelência, com grande apelo nacional e internacional. Eventos anuais e regulares como a Aljubarrota Medieval, a Feira de São Bernardo, a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais e a Passagem de Ano em São Martinho do Porto são alicerces do posicionamento de Alcobaça como um concelho de grande atividade cultural.

Destaque para a estratégia da Turismo do Centro, iniciada no passado verão, para a dinamização do Património da Humanidade da Região Centro, na qual se enquadraram excelentes espetáculos em frente ao Mosteiro de Alcobaça: o Cistermúsica, o Gravíssimo e o inesquecível “LÚMEN”, produzido pela companhia alcobacense S.A. Marionetas.

No que diz respeito à indústria, a Câmara Municipal de Alcobaça tem procurado:

  1. ser um parceiro privilegiado de quem quer investir no concelho com responsabilidade e sustentabilidade económica, ambiental e social;
  2. envolver as empresas na atividade cultural do Município, apoiando deste modo a sua projeção e divulgação, com ganhos óbvios quer em termos turísticos quer em termos económicos e laborais.

Atividades como o “Bom Dia Cerâmica” ou a exposição permanente “Percurso Camoniano – Pedro e Inês em Cerâmica de Alcobaça”, situada no Passeio Pedonal do Rio Alcoa, são bons exemplos da cooperação entre o município e os setores industriais mais emblemáticos do concelho como é o caso da cerâmica.

“A qualidade vida depende de inúmeros fatores, nos quais se incluem o respeito e a valorização do património material e mas também imaterial como a história de amor de Pedro e Inês, cujo amor nos inspira e nos motiva a trabalhar com alma e coração em tudo o que fazemos para construir um concelho onde é bom viver”, conclui Paulo Inácio.

 

Fonte: Mundo Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *