A secular Feira de São Mateus regressa a Viseu

A Feira de São Mateus abre portas hoje, com cartaz mais internacional e intergeracional, promete a organização.
O Campo de Viriato está a preparar-se para receber o grande evento de verão de Viseu e a maior e mais importante feira popular do país.

A secular Feira de São Mateus celebra este ano a sua 627ª edição, trazendo o melhor do seu legado histórico e cultural e reinventado-se mais uma vez, na senda do projeto de revitalização e modernização desenvolvido pela Câmara Municipal e pela Viseu Marca, desde 2016.

“Entre 8 de agosto e 15 de setembro, há 39 dias de programação imperdível”, sublinha uma nota da autarquia viseense, enviada ao ‘Mundo Português’.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Viseu sublinhou o esforço continuado do município na qualificação do Campo de Viriato, na sua modernização e segurança.
“Também em 2019 esse objetivo conhece novos avanços, com a conclusão da requalificação da Rua Padre Costa e da Porta do Sol Posto. São 150 mil euros de investimento, numa requalificação urbana que favorece os peões em detrimento do automóvel, melhora o ambiente urbano, a iluminação e o conforto do público, e renova todas as infraestruturas da via”, lembrou , Almeida Henriques.

Por seu lado, o gestor da Feira de São Mateus e vereador da Cultura do município, Jorge Sobrado, destacou o crescimento de públicos alcançado, o reforço da atratividade nacional e internacional, e o recorde de notoriedade e reputação do certame.
“Desde 2015 a Feira registou um crescimento de 40% em número de visitantes e de mais de 35% em número de entradas. São hoje quase 400 mil visitantes únicos e 1 milhão e 150 mil entradas”, sublinhou.

Sobre a proveniência dos visitantes, Jorge Sobrado revelou que o público estrangeiro tem origem em 24 países, e que representa “mais 60% que em 2015”. “Os visitantes nacionais em 2018 vieram de 218 municípios, cerca de 70% do total, com especial significado nas região do Norte e Lisboa. Os impactos turísticos são evidentes: entre 2015 e 2018, a pernoita dos visitantes teve um aumento de 23%”, acrescentou.

A 627ª edição da Feira de São Mateus abre portas em Viseu, com um cartaz mais internacional e atividades que se prolongam até 15 de setembro

 

A feira “mais verde do país”

Em 2019, o certame será “a feira popular mais verde do país”, assinala o vereador Jorge Sobrado. Depois de em 2018 ter abolido mais de 260 mil copos de plástico descartáveis com a utilização do copo reutilizável, em 2019 a Feira de São Mateus estingue a utilização de pratos, talheres ou palhinhas descartáveis. “Serão eliminadas mais de 100 mil palhinhas de plástico e de 100 mil pratos e talheres”, realça.

Cara lavada terão, também, 90 stands dos expositores. Estruturas novas em madeira, serão instalados no recinto, contribuindo para um ambiente mais qualificado e apelativo, com melhores condições de trabalho, segurança e higiene.
Em 2019, a Feira celebra ainda ‘Viseu, Destino Nacional de Gastronomia’. Pela primeira vez, os visitantes poderão provar três dos melhores sabores regionais na sobremesa oficial da Feira de São Mateus: as tílias do Rossio, as avelãs de Viseu e a maçã Bravo-de-Esmolfe. O doce, criado pelo Chef Diogo Rocha, é produzido pela Nutriva e estará disponível no Bairro da Restauração.

A gastronomia beirã é também homenageada no projeto de iluminação decorativa do evento. Os míticos pórticos de luz, presentes nas quatro entradas do recinto, serão alusivos a ícones da gastronomia da região, nomeadamente a maçã bravo esmolfe.

São ainda destaques as novas esplanadas dos pavilhões das farturas, uma nova Roda Gigante, os primeiros Noivos de São Mateus.

Na Praça de Viriato, o “meeting point” e zona “lounge” predileta do certame, o Palco Farmácia Viriato irá animar os finais de tarde no Campo de Viriato, com atividades para toda a família, ações de promoção e atuações de grupos da região.

Música com atrações nacionais e internacionais

O fim-de-semana de abertura promete conquistar muito público: Carolina Deslandes pisa hoje, 9 de agosto, o palco Santander e Mariza sobe a palco a 10 de agosto.
Mas antes, na noite de inauguração, o palco é dos viseenses Mara Pedro e o ‘O Galo Cant’às Duas’, depois do espetáculo de fogo-de-artifício e fogo-preso.
Domingo, 11 de agosto, é noite do ‘Festival Internacional de Folclore’ e a 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, Bárbara Bandeira é a estrela no firmamento da Feira. Ludmilla, Natiruts e Gipsy Kings protagonizam os três grandes concertos internacionais do cartaz de 2019 do certame.Aos nomes internacionais juntam-se grandes estrelas nacionais como o recordista da edição de 2018, Richie Campbell, as bandas míticas Xutos & Pontapés e UHF, Pedro Abrunhosa, David Carreira, Átoa, Fernando Daniel, Badoxa, Piruka e Jimmy P, entre outros.
No total, são mais de 130 as propostas de eventos e realizações da Feira de São Mateus em 2019, no ano em que se celebram 627 edições da feira popular histórica de referência da região e no panorama cultural do país.
A Feira é uma iniciativa do município de Viseu, com organização executiva da Viseu Marca. O Santander, Super Bock, MEO, Sumol, Jornal do Centro, Delta, Galp, Turismo do Centro, JS Clínica Médica, Fidelidade, Litocar, Ribeiro Santo, Nutriva, Lugrade e Fnac são patrocinadores oficiais do evento.

 

 

Fonte: Mundo Português

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *