Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u777645271/domains/souportugal.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
A Murtosa também aderiu à moda dos baloiços. E em grande - SouPortugal
Turismo

A Murtosa também aderiu à moda dos baloiços. E em grande

 

O Cais da Cambeia dos Cardosos tem um novo atractivo onde cabe toda (quase) toda a família. Com vistas para a ria e para a serra, este baloiço tem cerca de 6 metros de altura e outros tantos de largura.

 

Já que há tantos baloiços plantados na montanha com vista para o mar, o executivo da junta de freguesia da Murtosa decidiu fazer o inverso. Construiu um baloiço junto ao mar, mais concretamente à beira da ria de Aveiro, com vista para a serra.

A estrutura está instalada no Cais da Cambeia dos Cardosos e dificilmente consegue passar despercebida: tem cerca de 6 metros de altura e outros tantos de larguraO assento também é generoso. Tem 1,20 metros, de forma a poder embalar “três ou quatro pessoas ao mesmo tempo”, ou seja, “pai mãe e dois filhos”.

Este novo atractivo do cais que conta com uma área de jardim e um parque de merendas, tem vista para a ria, claro está, para a serra, permitindo apreciar “tanto o nascer do Sol como o pôr do Sol”, nota João Paulo Rebelo, presidente da junta de freguesia.

 

Foto – DR

A estrutura resulta do esforço de vários habitantes locais. “A freguesia só teve que pagar os postes de madeira e o cadeado. A mão-de-obra foi toda gratuita”, destaca João Paulo Rebelo. Elementos do executivo, funcionários da junta e mais uns quantos populares trataram de arregaçar as mangas e instalar o Baloiço do Cais da Cambeia.

Como o baloiço só ficou pronto por alturas do segundo confinamento, em Janeiro, não houve “corte da fita”, nem outras apresentações públicas. Ainda assim, o novo baloiço já conta com uma pequena legião de fãs. “As pessoas vêm caminhar para os trilhos junto à ria e lá vão tirar a foto”, destaca o autarca. Para lá chegar, basta procurar pela Rua da Cambeia dos Cardosos, na freguesia da Murtosa (coordenadas: N 40°44,0260′; W 8°37,6715).

Apesar de a freguesia dispor de um outro cais com vistas deslumbrantes, o Bico, João Paulo Rebelo afasta a possibilidade de replicar a moda dos baloiços nesse local. “O Cais do Bico já tem muitos atractivos, incluindo uma praia com Bandeira Azul, não precisa de mais”, argumenta.

O Bico foi um dos mais importantes locais de descarga de moliço, de sal e de materiais de construção da ria e, actualmente, continua a ser a base de trabalho para a comunidade piscatória daquele município.

 

Foto: DR

Fonte: Fugas/Público

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *